O Teatro Ribeiro Conceição (TRC), a mais bela sala de espectáculos da região duriense, viveu, a 10 de Setembro último, uma noite memorável ao acolher pela primeira vez um concerto da Orquestra Europeia da Harmonia da Juventude, que desde 1989 reúne o virtuosismo dos mais talentosos jovens músicos da Europa, sob a direcção do maestro Jan Cober. Entre a plateia que assistiu a este espectáculo, destacou-se a presença do Príncipe Herdeiro Guillaume do Luxemburgo que, desde 2001, garante o alto patrocínio a esta orquestra, e que ficou encantado com a beleza patrimonial da cidade de Lamego e do TRC.
A Orquestra Europeia da Harmonia da Juventude (EUYWO) tem como função dar a jovens músicos a oportunidade de viver, trabalhar em conjunto e desenvolver amizades e conhecimentos, enquanto actuam para um objectivo comum: alcançar o mais alto nível de performance e apresentar as suas próprias interpretações de trabalho, sob a direcção de um dos mais famosos maestros no mundo da música de harmonia.
Fundada em 1989, no Luxemburgo, pela União de Música Interegional, a EUYWO conquistou ao longo dos anos um grande reconhecimento na Europa, pelo seu elevado valor cultural e educacional. Em conjugação com a promoção de jovens talentos, tem como objectivo ajudar músicos na área de orquestra de harmonia e condução de orquestras, estimulando a produção de novas composições e a promoção do espírito europeu, bem como a abertura cultural com a descoberta de outros países e pelo contacto com músicos de diferentes culturas.
O concerto da Orquestra Europeia da Harmonia da Juventude realizado no Teatro Ribeiro Conceição contou com a colaboração da Câmara Municipal de Lamego, tendo sido interpretados temas de Ludwig van Beethoven, Vaughan Williams, José Alama Gil, Marco Putz, Joaquín Turina e Maurice Ravel. O espectáculo encerrou ao som de uma enorme salva de palmas, sinal de reconhecimento pelo público da cidade de Lamego do mérito dos jovens intérpretes.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech