O ano lectivo 2011/2012 arranca no concelho de Vila Real de Santo António com duas novas salas na escola básica 2,3 D. Fernando (Vila Nova de Cacela) e fica assinalado pela cobertura total da rede pública do pré-escolar para as crianças de quatro e cinco anos.
Apesar do cenário de racionalização de custos, a autarquia vilarrealense vai também manter a generalidade dos apoios que vinha prestando aos alunos, não reduzindo nenhuma das valências sociais em vigor.
É o caso da componente de apoio à família, serviço que garantirá a presença de um técnico autárquico nas salas do pré-escolar, entre as 15h30 e as 18h00. Ao contrário da generalidade das autarquias, que cobram uma mensalidade pela valência, em VRSA o apoio será disponibilizado de uma forma completamente gratuita, facilitando o quotidiano dos pais.
Também ao nível dos auxílios, a autarquia continuará a disponibilizar transporte escolar gratuito para todas as crianças até ao nono ano de escolaridade. No ensino secundário, os alunos com o escalão A são transportados gratuitamente e os beneficiários do escalão B pagam 25% do valor do passe escolar. Os restantes alunos pagam 50% do título escolar.
À semelhança do que tem acontecido, será oferecida uma visita de estudo, num autocarro camarário, a todos os estudantes do primeiro ciclo e pré-escolar.
Na mesma linha, serão disponibilizados livros e materiais escolares aos alunos com escalão A e B do primeiro ciclo do ensino básico e pré-escolar. Também para os beneficiários do escalão A do primeiro ciclo, as refeições escolares serão disponibilizadas a custo zero, enquanto os beneficiários do escalão B terão uma comparticipação de 50 por cento.
Quanto aos materiais pedagógicos, está a ser concretizada a instalação de quadros interactivos nas escolas 1/JI Caldeira Alexandre e na Escola Básica 1/JI de Monte Gordo, ao abrigo do programa PO Algarve 21. O mesmo equipamento já é disponibilizado na Escola Básica 1/JI Santo António.
De acordo com a vereadora com o pelouro da educação, Conceição Cabrita, «a estas valências junta-se ainda o trabalho de proximidade das equipas de psicólogos que, durante todo o ano lectivo, trabalham em articulação com alunos, professores e encarregados de educação».
À disposição da população escolar estarão igualmente os três espaços internet concelhios – Vila Real de Santo António, Cacela e Monte Gordo –, bem como as bibliotecas escolares, que se encontram a funcionar em articulação com a biblioteca municipal Vicente Campinas.
Alunos da Manta Rota ganham escola com mais valências
Os 44 alunos do primeiro ciclo da Escola Básica São João, na Manta Rota, foram transferidos para Vila Nova de Cacela (sede de freguesia), a pedido dos encarregados de educação, que apresentaram à autarquia um abaixo-assinado manifestando essa vontade.
De acordo com a vereadora com a pasta da educação, Conceição Cabrita, a mudança satisfez as exigências dos pais, que pediam o fim das deslocações diárias dos estudantes a Vila Nova de Cacela para almoçarem e frequentarem as aulas de Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) ou a biblioteca.
A escola da Manta Rota, totalmente requalificada há dois anos, irá agora funcionar como um pólo da Universidade dos Tempos Livres.