Desporto

Sérgio Ribeiro recupera “amarela” em Viseu

Apesar do italiano Andrea Guardini (Farnese Vini/Neri) ter vencido o sprint da chegada a Viseu, Sérgio Ribeiro recuperou a Camisola Amarela no final da quinta etapa da 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa. Com as bonificações das metas volantes e ao fazer o segundo lugar esta terça-feira o corredor da Barbot / Efapel está de novo na condição de líder, agora com oito segundo de vantagem sobre o anterior comandante, Hernâni Broco (LA/Antarte).

Com muito calor e uma multidão a assistir ao circuito final de Viseu, o dia foi marcado pela segunda vitória estrangeira consecutiva, desta vez obtida por um jovem que está a fazer o ano de estreia como profissional. Andrea Guardini lembrou ser um velocista e de não haver muitas etapas favoráveis aos sprinters. “Esta Volta está a ser muito dura para mim, mas esta etapa era ao meu jeito e foi muito bom porque consegui vencer. È fantástico”, exclamou Guardini que este ano já soma dez triunfos.

Quanto a Sérgio Ribeiro, o corredor do Barbot / Efapel recuperou a liderança perdida na Senhora da Graça. “O que se pode esperar desta equipa é o que venho a dizer desde o início da Volta. O objectivo é Lisboa e essa meta não é para mim porque passa por dar protagonismo a outro ciclista da equipa. Só por eu estar de amarelo agora não vamos mudar a nossa estratégia.

Fuga  inglória

A anteceder a jornada de descanso, o pelotão percorreu a etapa mais curta desta Volta com apenas 150,3 Km, entre Oliveira do Hospital e Viseu. Foi um dia sem grandes dificuldades animado pela luta das bonificações nas três habituais Metas Volantes. Com Sérgio Ribeiro, o segundo classificado à partida, a apenas 3 segundos de Hernâni Brôco (LA / Antarte), o Camisola Amarela Jogos Santa Casa, a equipa Barbot / Efapel decidiu amealhar nas Metas Volantes para regressar ao comando da classificação geral individual. O conjunto chefiado por Carlos Pereira anulou todas as tentativas de fuga nos primeiros 50 km para levar Sérgio Ribeiro ao triunfo na Meta Volante em Nelas, e consequentemente bonificar três segundos que lhe permitiram recuperar, desde logo, a liderança da prova.

Depois da primeira Meta Volante, Javier Chacon (Andalucia/Caja Granada) e Oleg Schuzhda (Caja Rural) isolaram-se na dianteira. Os fugitivos passaram destacados nas outras duas Metas Volantes, mas Sérgio Ribeiro liderou o pelotão e amealhou mais um segundo em cada um dos pontos de interesses e como desejava mais a formação de Gaia acelerou o ritmo e a 12 quilómetros da chegada anulou a fuga. Depois de duas passagens pela zona de meta, na Avenida Europa, em Viseu, foi um bloco compacto que entrou nos últimos metros. O esforço de Sérgio Ribeiro e dos companheiros não chegou para o triunfo porque do grupo surgiu um jovem de 22 anos que muitos, em Itália, já consideram o sucessor do grande sprinter Mário Cipollini.

Os cicloturistas também correm a Volta

Esta quarta-feira para animar o dia de descanso da 73ª Volta Portugal Jogos Santa Casa, a Lagos Sports organiza mais uma edição da “Etapa da Volta RTP” em cicloturismo. Já é uma clássica esta jornada de convívio dos amantes da modalidade e à semelhança de outros anos promete grande animação. Como sempre, as emoções na Etapa da Volta vão aproximar-se muito da prova real tendo os cicloturistas oportunidade de viver uma experiência completamente diferente rodeados de várias caras conhecidas do panorama velocipédico nacional. Com início às 9h30 em Viseu (Av. da Europa) e com a chegada prevista para as 13h no mesmo local, o percurso da “Etapa da Volta RTP” 2011 vai ter um total de 79,5 Km.

Após o dia de descanso vai para a estrada a 6ª etapa. Entre Aveiro e Castelo Branco vão correr-se 215,9 km a distância mais longa da prova.

6ª Etapa – 11 Agosto – 215,9Km

Partida: 12h00 – Aveiro

Chegada: 17h23 (horário previsto) – Castelo Branco

A 73ª Volta a Portugal Jogos Santa Casa tem o apoio das câmaras municipais de Fafe, Trofa, Oliveira do Bairro, Oliveira de Azeméis, Santo Tirso, Viana do Castelo, Mondim de Basto, Lamego, Gouveia, Oliveira do Hospital, Viseu, Aveiro, Castelo Branco, Sabugal, Guarda, Seia, Covilhã, Sertã, Sintra e Lisboa. São parceiros oficiais os Jogos Santa Casa, Liberty Seguros, RTP, EDP, KIA, Raposeira, Sical, Prosegur, O Jogo, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Rádio Renascença, JC Decaux, Xerox, Shimano, Copigés, Sportzone, Mc Vities, Mobilift, Nexx Helmets, Draft FCB, DietSport, Powerbar, Instituto Geográfi co do Exercíto, Peres Soctip, Fullwear, Cision, Aluvia e Ferbar.

Se precisa de uma Empresa de Marketing Digital pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *