Valentim Loureiro, Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, acolheu, na tarde do dia 26 de Julho, mais de 7.100 Avós – nas comemorações do seu “Dia Metropolitano” . O Multiusos Gondomar “Coração de Ouro” foi o local escolhido para um evento que já vai na sua quinta edição consecutiva.
O “Dia Metropolitano dos Avós”, é uma iniciativa, de carácter intermunicipal, de reconhecimento e valorização do papel que este grupo geracional desempenha na comunidade. Com o relevante empenho e mobilização dos municípios envolvidos na organização, o evento contou com a presença de mais de sete milhares de Avós da Área Metropolitana do Porto. O programa começou com animação Grupo “Riscos & Traços”, seguindo-se actividade física sénior com a responsável pela Associação Valboense de Dança “Dancingstars”, Maria João Correia. Depois houve ainda tempo para a Academia de Danças e Cantares do Norte de Portugal (Foz do Douro), bem como para a actuação da “Gestrintuna” e da “Bandalusa” – num espectáculo que contou com a apresentação de Ricardo Couto e Lurdes Rodrigues.
De realçar que os municípios participantes se fizeram representar pelos respectivos Presidentes ou Vereadores de Acção Social, estando ainda presente Lino Ferreira, Presidente da Comissão Executiva da Área Metropolitana do Porto. No caso de Gondomar, para além da presença de Valentim Loureiro, também compareceram Fernando Paulo (Pelouro da Acção Social) e Joaquim Castro Neves (Ambiente e Desenvolvimento Económico).
Com uma recepção apoteótica – e uma forte ovação de milhares de avós – Valentim Loureiro destacou, em curta intervenção, que “os avós são pilares fundamentais da família”, defendendo ser “nosso dever e obrigação “prestar um apoio efectivo numa altura em que, cada vez mais, começam a surgir alguns problemas sociais”. O Presidente da Câmara de Gondomar usava o pronome possessivo “nosso” porque, como explicou, também ele é avô: “Tenho uma família com 11 netos!”, afirmaria orgulhoso. Para, de imediato, acrescentar que ainda acredita que venha a ter mais alguns…
Para o Presidente da Câmara Municipal de Gondomar o papel dos avós é fulcral. “Temos que ser disponíveis, estar atentos e ajudar, com a nossa experiência, a ultrapassar as dificuldades”, destacou ainda Valentim Loureiro.
Breve historial
O Dia dos Avós foi formal e legalmente instituído em 2003 pela Resolução da Assembleia da República n.º 50/2003 – para reforçar o papel dos avós na educação dos netos. Pretende chamar a atenção para o papel dos avós, quer ao nível da família (enquanto educadores e referências de afecto), quer na sociedade (na transmissão de valores e culturas ao longo das gerações).
Esta iniciativa, de cariz comemorativo, constitui-se como um instrumento privilegiado de mobilização de sinergias entre os diversos actores sociais com os quais os municípios desenvolvem acções mais vastas e que integram os seus planos de desenvolvimento sustentável. Daí que os municípios integrem no seu plano de acção uma série de iniciativas relacionadas com este dia e com este grupo etário.
Pretende-se com esta iniciativa valorizar o papel dos avós enquanto cidadãos activos e participativos, promover a interculturalidade e intermunicipalidade, reforçar as redes de solidariedade e convívio comunitário, divulgar as diferentes tradições e o património cultural dos concelhos da Área metropolitana e, principalmente, valorizar o trabalho desenvolvido (pelos diversos grupos e associações de voluntariado local) com a comunidade sénior.