Começa no próximo sábado, dia 30 de Julho, mais um Festival de Ópera de Óbidos. “As Quatro Estações” de Vivaldi abre o Festival, com a Orquestra Barroca InOpera Estúdio. A Ópera terá lugar pelas 21h30, no Convento de São Miguel, Gaeiras.
No mesmo dia, inaugura pelas 18h00, no Museu Abílio de Mattos e Silva, Óbidos, a exposição “6 Cenógrafos do séc., XX – Contemporâneos de Abílio” – a Desenhar Ópera.
O VII Festival de Ópera de Óbidos decorre até ao dia 14 de Agosto.
No sábado, dia 6 de Agosto, o Festival de Ópera de Óbidos regressa, com o “Grande Concerto de Beethoven”, com Pedro Burmester e a Orquestra Filarmonia das Beiras. O espectáculo acontece na Cerca do Castelo, às 21h30.
No dia seguinte, domingo, dia 7 de Agosto, com início às 18h00, haverá no Jardim do Solar, Óbidos, um Concerto Pedagógico, «Vamos Contar uma Ópera», intitulado “A Flauta Mágica”.
A terminar com chave de ouro, a Orquestra Filarmonia das Beiras interpreta uma das mais conhecidas árias de ópera: “Carmen” de Bizet. Um espectáculo que decorre nos dias 13 (sábado) e 14 (domingo, véspera de feriado), na Cerca do Castelo, às 21h30.
Segundo José Parreira, administrador da Óbidos Patrimonium, empresa municipal organizadora do evento, “ o programa, este ano, pretende firmar um evento” que tem merecido grande atenção por parte do público, nomeadamente em 2010, “onde todos os espectáculos tiveram lotação esgotada”. “Entendemos que, este ano, com o programa que temos para oferecer, vamos continuar a ter muito público”, afirma o responsável.
José Parreira afirma ainda que este evento permite a todos os nossos visitantes “terem um contacto mais perto de uma outra área da Cultura, que é, porventura, mais exigente, mas que também é marcante”.
Para além de assistir aos melhores espectáculos ao ar livre, a iniciativa pretende descentralizar esta arte. Mas mais do que isso, Óbidos quer que a Ópera seja para todos.
O Festival de Ópera de Óbidos é uma organização do Município de Óbidos e da Óbidos Patrimonium, E.E.M.
Evento ao ar livre. Aconselha-se o uso de agasalhos.
Informações em www.festivaloperaobidos.pt