O presidente da Câmara Municipal do Seixal, Alfredo Monteiro, convida V. Exa para uma visita ao primeiro equipamento da Estação Náutica Baía do Seixal, a ter lugar no dia 1 de Agosto, segunda-feira, às 17 horas, no Cais de Pedra, frente ao jardim do Seixal.
Com a conclusão deste equipamento, que representa um investimento de 160 mil euros, fica pronta a 1.ª fase da Estação Náutica Baía do Seixal, que surge no âmbito do Programa de Revitalização da Frente Ribeirinha.
A intervenção contou com a deslocação do pontão existente, afastando-o do Cais de Pedra, a substituição da ponte por uma de acesso em aço com maior capacidade de sobrecarga, a criação de um portão com controlo de acesso e a instalação de um passadiço flutuante, o que garante cerca de 60 metros de acostagem de ambos os lados.
Trata-se de um equipamento para acostagem de embarcações tradicionais, prolongando a sudoeste as instalações para atracação e criando condições de acostagem temporária para visitantes. A estrutura serve também a acessibilidade de embarcações de vela ligeira, remo e canoagem da Associação Náutica do Seixal, principalmente através da recuperação da rampa de alagem.
Esta obra é a primeira de três previstas para a execução do Núcleo de Náutica de Recreio do Seixal, e que, complementado com o Núcleo de Náutica de Amora, constitui a Estação Náutica Baía do Seixal.
Projecto “Núcleo de Náutica de Recreio do Seixal”:
1.ª Empreitada – Cais de Acostagem em funcionamento – concluído
Próximas empreitadas
2.º Empreitada: Sustentabilidade do Cais de Pedra, instalação de cais para actividade piscatória local e implementação de fundeadouro para 50 lugares de amarração (com um aumento em fase posterior até 200 lugares)
3.ª Empreitada: Refuncionalização do antigo terminal Fluvial do Seixal, que amplia a capacidade de acostagem para 65 embarcações de recreio.