A Câmara de Oliveira de Azeméis desenvolveu um simulador de taxas municipais através do qual é possível ao munícipe fazer o cálculo da taxa de um requerimento que pretenda submeter à autarquia.
O simulador está acessível através do site do município (www.cm-oaz.pt) e pretende aproximar os munícipes da autarquia num processo célere e de transparência.
O projecto, inserido no programa «Simplex autárquico», é mais um passo na modernização administrativa que o município encetou há vários anos tendo resultado do trabalho da Divisão Municipal de Sistemas de Informação, Informática e Inovação Tecnológica.
A ferramenta vem juntar-se a outras já desenvolvidas pelo município, numa estratégia de modernização que pretende facilitar o acesso e a aproximação dos munícipes aos serviços camarários.
A exigência dos parâmetros da ferramenta e a complexidade da taxação de grande parte dos requerimentos obrigou a uma colaboração estreita e contínua entre os técnicos e os diversos serviços de forma a optimizar o projecto e a servir melhor os interesses dos munícipes.
A utilização da ferramenta é simples bastando ao munícipe escolher a área desejada e o tipo de requerimento para que seja calculado o valor da taxa.
No que se refere, por exemplo, às questões relacionadas com água e saneamento a ferramenta permite fazer o cálculo das taxas que o munícipe terá de pagar se pedir a mudança de tarifa, solicitar a autorização de débito directo, requerer a mudança de local do contador ou solicitar a intervenção do piquete de águas.
Segundo a autarquia, o projecto visa introduzir «maior eficiência nas situações de pedidos» dos requerentes e introduzir rigor na apreciação dos mesmos, evitando erros de taxação e tornando o serviço mais célere.
O simulador de taxas envolve as áreas da acção social, ambiente e conservação da Natureza, água e saneamento, comércio e serviços, festas, obras (construção e edificação), publicidade e ocupação de domínio público, serviços urbanos e trânsito.
Oliveira de Azeméis, Sociedade
Simulador de taxas facilita vida aos munícipes em Oliveira de Azeméis
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