O auditório municipal de Ansião foi palco de emoções na noite desta Quinta-feira, com a apresentação do livro “Os Pretos de Pousaflores”, de Aida Gomes. Esta funcionária da ONU, com um percurso de vida marcado pelo trabalho em missões humanitárias, tem neste livro a sua estreia literária e reencontrou, em Ansião, as suas raízes paternas.
A primeira intervenção da noite foi de Rui Rocha. O presidente da câmara municipal de Ansião saudou o auditório quase cheio e sublinhou a feliz coincidência do título do livro, que utiliza o nome de uma das oito freguesias do concelho. Referiu-se também à disponibilidade e empenho de Aida Gomes para apresentar o seu livro em Ansião, dado viver fora de Portugal e serem fugazes as suas presenças no nosso País. Maria do Rosário Pedreira, representante da editora Leya, referiu sobretudo a fulgurante estreia que “Os Pretos de Pousaflores” representam enquanto obra literária e agradeceu o carinho manifestado em torno do livro, referindo esta apresentação em Ansião como “um dos bonitos encontros que os livros desencadeiam”.
A apresentação do livro propriamente dita coube à jornalista Sara Figueiredo Costa. Fazendo a apologia da obra, sublinhou ligeiramente a sequência narrativa mas deixou sobretudo um apelo: que se não confunda o romance “Os Pretos de Pousaflores” com um livro de história, que não é. Trata períodos e cenas marcantes da vida recente em Portugal, sobretudo a guerra colonial e o retorno de África. Mas é uma obra ficcional, apoiada em personagens muito bem construídas e que representa o melhor da literatura contemporânea em Portugal.
Visivelmente emocionada, Aida Gomes referiu as suas raízes em Ansião como importantes no seu percurso de vida mas, sobretudo, mostrou-se surpreendida com a forma como a sua obra de pura ficção parece encaixar na história de vida de várias das pessoas presentes no auditório municipal, e que deram o seu testemunho e opinião sobre o livro. A terminar, Rui Rocha agradeceu a presença das muitas dezenas de pessoas presentes, entre as quais muitas de Pousaflores. E terminou referindo o orgulho que é, para Ansião, ter uma embaixadora como Aida Gomes, tal como outros Ansianenses que se vão distinguindo um pouco por todo o Mundo.
Se precisa de desenvolvimento de lojas online pode ver a Livetech