Celorico de Basto, Cultura

Cortejo etnográfico é cabeça de cartaz das festas do Concelho de Celorico de Basto

A autarquia celoricense escolheu um cartaz, bem rico, que consiste numa grande variedade cultural e irá preencher os dias em que se comemoram as festas do concelho. Promover as actividades e produtos existentes no concelho bem como envolver toda a comunidade são os principais objectivos desta iniciativa.

As comemorações começam no dia 22, sexta-feira, com a alvorada agendada para as 08h00 e a noite será marcada pela actuação da Banda “Canário, às 22h30, na Praça Albino Alves Pereira e da banda “Rapariga Electrica às 00h00, no Parque Urbano do Freixieiro.

No sábado, 23 de Julho, a festa promete continuar com a actuação do Grupo de Música “Sirilanka”, junto à Praça Cardeal D. António Ribeiro, pelas 21h30. Mais tarde dá-se o grande concerto da noite com José Malhoa, na Praça Albina Alves Pereira.

Nesta noite haverá ainda um espectáculo de fogo-de-artifício, à 01h00, também na praça Cardeal D. António Ribeiro.

No Domingo decorre o ponto alto das festividades. A partir das 15h30 a praça Albino Alves Pereira será o palco de um despique de Bombos com a presença de vários grupos, “os Bombos de Agilde”, “os Amigos da União de Basto”, “os Caetanos de Gagos”, “os Unidos de Carvalho””, “os Zés Pereiras de Carvalho” e os “Bombos do Agrupamento de Escolas da Gandarela”.

Às 18h00 inicia-se ao tão aguardado desfile etnográfico, com cerca de 65 carros vindos de todas as freguesias do concelho. Este ano, o desfile tem a particularidade de iniciar junto ao Edifício da Segurança Social (antiga Casa do Povo) e atravessar a avenida João Pinto Ribeiro terminando na avenida da República e terá apenas uma passagem.

Prevê-se muita originalidade, tradição e animação, num desfile típico  que caracteriza as festividades do S. Tiago.

Terminado o desfile, todos os participantes no cortejo poderão usufruir de um lanche convívio apoiado pela autarquia de Celorico de Basto.

Pelas 21h30, a Banda de Música de Sta Tecla irá actuar no Parque Urbano do Freixieiro. Finda a actuação da banda inicia-se o festival de Folclore com a presença do Rancho Folclórico do Centro Cultural e Recreativo de S. Bartolomeu do Rego, do Rancho Folclórico de Sta Maria de Canedo, do Rancho Folclórico do Centro Cultural e Desportivo dos Amigos do Castelo, do Rancho Folclórico da Gandarela e do Grupo de Danças e Cantares do Divino Salvador de Ribas.

O dia 25 conta com a actuação do grupo de baile “M3”, pelas 22h00, na praça Albino Alves Pereira.

Importa referir que, em todos os dias de festa, Celorico de Basto será o centro das atenções com animação de rua a cargo de grupos de bombos e provas desportivas como forma de incrementar ainda mais o espírito de festa vivido em Celorico de Basto por estes dias. As alvoradas irão decorrer em todos os pólos urbanos do concelho, a referir, Celorico de Basto, Fermil, Gandarela e Mota.

As associações do concelho também vão participar trazendo para o Parque Urbano do Freixieiro Tasquinhas com petiscos típicos. Uma forma de promover a gastronomia e angariar fundos para a realização das suas actividades.

Se precisa de gestão de publicidade online pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *