Cultura, Palmela

Fotografia Panorâmica no Centro Histórico de Palmela

Vários espaços do Centro Histórico de Palmela recebem, até 27 de Agosto, um conjunto de exposições de Fotografia Panorâmica, da autoria de vários fotógrafos internacionais. Inauguradas no âmbito do Festival Internacional de Fotografia Panorâmica, que se realizou em Junho, numa organização da IVRPA – International VR Photography Association com a Câmara Municipal de Palmela, estas exposições dão testemunho das potencialidades da fotografia a 360º e dão-nos a conhecer rostos, edifícios e paisagens fascinantes, dos quatro cantos do mundo.

 

Destaque para o “ROYALWEDDINGGIGAPIXEL”, uma imagem de 1,15 giga-pixéis de alta-definição, com 22 metros de comprimento, exposta no Largo de S. João. Trata-se de uma imagem do fotógrafo inglês Henry Stuart, captada no Casamento Real Britânico para a BBC News.

 

As exposições estão patentes na Igreja de Santiago, na Casa-Mãe da Rota de Vinhos, no Largo de S. João, na Pousada de Palmela, na Galeria da Biblioteca Municipal de Palmela, no Foyer do Cine-Teatro S. João e em vários estabelecimentos do comércio tradicional da vila, devidamente identificados.

Programa de Exposições | Entrada Livre:

Masters of Contemporary Panoramic Photography

Igreja de Santiago, Castelo de Palmela (terça a domingo, das 10h00 às 20h00)

Uma homenagem a alguns dos fotógrafos que mais contribuíram para a divulgação e arte da fotografia panorâmica.

Lumin-O-City | Autor: Joergen Geerds (EUA)

Pousada de Palmela

As fotografias de Geerds, na sua perspectiva nocturna, abrangente e alargada, mostram Nova Iorque e Chicago em todo o seu esplendor. A título de curiosidade, a foto da ponte de Brooklyn patente na exposição é a maior fotografia que existe deste marco da cidade.

 

Panorama Borealis | Autor: G. Donald Bain (EUA)

Biblioteca Municipal de Palmela (terça a sexta, das 10h30 às 12h30 e das 14h00 às 19h00; sábado das 14h00 às 19h00)

Aventura, contada na primeira pessoa, de uma viagem solitária pelo norte do continente americano, através do Canadá e do Alaska.

 

Gigapixel Challenge | Autor: Henry Stuart (Inglaterra)

Paredão do Largo de S. João

Imagem de 1,15 giga-pixéis de alta-definição, com 22×2,2 metros, é composta de 189 imagens. A imagem integral possui 81471×14154 pixéis e cobre um campo de visão com 200 graus. Henry Stuart fotografou esta enorme imagem do Casamento Real Britânico para a BBC News.

Henry Stuart nasceu em 1982 e vive, actualmente, em Londres. Estudou Biologia e Gestão e fundou a Spherical Images em 2006, depois de concluir um Mestrado na Leeds University. Actualmente, especializou-se em fotografia,  Web-design e outros aspectos relacionados com visitas virtuais.

 

Vanishing Worlds | Autor: Omer Calev (Israel)

Casa-Mãe da Rota de Vinhos, Largo de S. João (segunda a sábado, entre as 10h00 e as 19h00)

Omar Calev apresenta uma série de fotografias para documentar pessoas, profissões e locais que, no passado, fizeram parte do quotidiano das cidades e que estão, gradualmente, a desaparecer.

 

Our Worlds

Foyer do Cine-Teatro S. João (segunda a sexta, das 9h00 às 19h00, excepto feriados)

Colecção de pequenos “planetas”, captados por fotógrafos de todo o mundo, constituindo uma mostra invulgar de locais de rara beleza ou de construções arquitectónicas excepcionais.

 

World Wide Streetviews

Comércio tradicional de Palmela

Vários fotógrafos partilham com Palmela as vistas e o dia-a-dia de outros locais do mundo, trazendo esta exposição fotográfica para o quotidiano da população e para fora dos locais de exposição ditos “habituais”.

Se precisa de uma empresa de SEO para posicionar melhor o seu site? Contacte a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *