Cultura, Póvoa de Varzim

Trio Mediaeval estreia-se em Portugal, no FIMPV – P. Varzim

A Igreja Românica de São Pedro de Rates irá acolher o sexto espectáculo do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim (FIMPV), no dia 20, quarta-feira, às 21h45.

As sopranos escandinavas do Trio Mediaeval, Anna Maria Friman, Linn Andrea Fuglseth e Torunn Ostrem Ossum, irão apresentar uma Missa votiva à Virgem Maria (fragmentos do arquivo da Catedral de Worcester – Inglaterra, século XIII) e quatro obras de Gavin Bryars (1943).

 

O Trio Mediaeval (pela primeira vez em Portugal) lança uma ponte entre os séculos XIII e XX.

“Esta noite, cada ouvinte apreciará a música e o seu contexto de forma diferente, trazendo as suas próprias expectativas para este recinto. Todas queremos experimentar a música medieval e contemporânea inglesa, mas talvez o mais óbvio que temos em comum é sentirmos que estamos vivas, aqui e agora no presente” (Anna Maria Friman).

 

Trio Mediaeval

As espantosas sopranos escandinavas do Trio Mediæval adquiriram uma sonoridade única e fascinante dentro da qual se movem com infalível virtuosidade. Fundado em 1997 em Oslo, o Trio Mediæval especializou-se em repertório diverso que retrata as próprias adaptações das tradicionais baladas e canções norueguesas, música polifónica medieval inglesa, francesa e italiana e obras contemporâneas escritas para o agrupamento.

O primeiro CD do Trio Mediæval publicado na ECM Records, Words of the Angel, imediatamente atingiu o top da lista do Billboard 10 Bestseller e foi Recording of the Month da Stereophile, em Abril de 2002. A que se seguiram mais publicações na ECM, em 2004: Soir, dit-elle e, um ano mais tarde, Stella Maris. Em Outubro de 2007, o longamente aguardado CD Folk Songs (baladas e canções norueguesas) foi publicado – e logo recebido com críticas entusiásticas. Um ano depois, Folk Songs foi nomeado para um Grammy Award como a best chamber music performance.

O Trio colabora com um grande número de compositores contemporâneos, incluindo Gavin Bryars, Ivan Moody, Oleh Harkavyy, Bjørn Kruse e Andrew Smith. Em Março de 2005, estreou o seu maior projecto de música contemporânea, ainda com Shelter, em Colónia, na Alemanha. Foi uma produção conjunta dos compositores Michael Gordon, Julia Wolfe e David Lang, e o agrupamento alemão de música contemporânea musikFabrik. A seguir à estreia mundial em Colónia, foi adaptado como produção cénica para um espectáculo no Brooklyn Academy of Music em Novembro daquele ano. Para a temporada de 2009-10, Bang on a Can é apresentado em nova colaboração do Trio com composições de Julia Wolfe.

O Trio Mediæval apresentou-se na Europa, em concertos e transmissões radiofónicas em tão prestigiados salas como o Oslo Concert Hall, Concertgebouw de Brugges, ou no Konzerthaus de Viena. Comemorou o 10º aniversário no Verão de 2007 como agrupamento residente do Festival Internacional de Bergen, onde se apresentou em cinco concertos. Em Fevereiro de 2004, o Trio fez a sua primeira digressão nos Estados Unidos, extremamente bem sucedida. Desde então, o Trio continuou a visitar os Estados Unidos duas vezes por ano.

Durante a presente temporada, apresentar-se-á na Inglaterra, Bélgica, Portugal, Itália, Áustria e Alemanha. Além dos concertos no Wigmore Hall de Londres e no Bozar de Bruxelas, o Trio colaborará em diversos e relevantes festivais de música antiga e partirá para uma digressão ao Japão, em Dezembro.

Conheça o programa completo do 33º FIMPV, no portal municipal.

 

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *