Desporto, Oliveira de Azeméis

Campeões nacionais e do mundo de BTT disputam a XCO Cup Oliveira de Azeméis

Os actuais campeões nacionais de cross-country, a modalidade olímpica de BTT, integram o lote dos 300 atletas que, a 23 e 24 de Julho, vão disputar a XCO Cup Oliveira de Azeméis, prova integrada no calendário da União Ciclista Internacional.
Além dos campeões nacionais David Rosa e Ana Rita Vigário, a organização anunciou a participação na prova do actual campeão do mundo da modalidade, o espanhol José António Hermida. A competição levará ainda até Oliveira de Azeméis outros atletas de renome, destacando-se o francês Julian Absalan, os suíços Cristoph Sauser e Nino Schuster, o sul-africano Barry Stander e a norueguesa Lena Barry.
Do lado português vão competir nomes conhecidos como Fábio Ferreira, José Silva, Tiago Ferreira, Carlos Cabrita e Celina Carpinteiro.
A prova, com uma extensão de 4,6 quilómetros, disputa-se em circuito fechado junto á piscina municipal de Oliveira de Azeméis e é pontuável para os jogos olímpicos de 2012, a realizar entre 27 de Julho e 12 de Agosto em Londres, Inglaterra.
«Será uma prova de grande emoção e aventura que levará muito público até á zona desportiva da cidade para sentir a adrenalina de nomes sonantes do BTT nacional e internacional», afirmou o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro.
«O município organiza mais um evento de âmbito internacional, numa modalidade que para o município tem uma grande importância, o ciclismo na variante de BTT», disse o autarca, antevendo «uma prova muito competitiva».
«O sucesso da prova está garantido porque tem a marca de organização da empresa municipal de desporto GEDAZ e da escola de ciclismo Bruno Neves», adiantou.
A apetência de Oliveira de Azeméis para ser parceira na organização de grande eventos desportivos em diversas modalidades deixa satisfeito o autarca que considera a prova «mais uma etapa importante da afirmação desportiva do concelho».
Segundo Hermínio Loureiro, «a realização da XCO Cup enquadra-se na estratégia de dinamização do município ao permitir retorno económico ao nível da restauração, hotelaria e comércio local».
A competição é promovida pela Escola de Ciclismo Bruno Neves, em parceria com a empresa municipal de desporto GEDAZ.
Segundo Pedro Marques, presidente do Concelho de Administração da empresa que gere os equipamentos desportivos no município, o evento «será um sucesso» tendo em conta a qualidade dos atletas presentes e a espectacularidade e competitividade da modalidade.
«Oliveira de Azeméis será mais uma vez palco de grandes emoções», afirmou, considerando que «a cidade assistirá, de novo, a um fim-de-semana cheio de actividade desportiva».
O primeiro dia da competição, 23 de Julho, está reservado a treinos. No dia seguinte a primeira corrida inicia-se às 10h00 (cadetes, veteranos, juniores, elites e sub 23 femininos) e a segunda da parte da tarde, às 14h00 (juniores, sub 23 e elites).
O evento premiará monetariamente os melhores classificados estando garantidas pela organização todas as condições impostas pelos organismos que regem a organização deste tipo de provas.
A organização assegura dormidas aos atletas em solo duro, de 23 para 24 de Julho, seguro para todos os participantes, abastecimento sólido e líquido, banhos e lavagem das bicicletas.
O Cross-Country Olímpico (XCO) é uma disciplina olímpica desde 1996. É um desporto de endurance caracterizado pela evidência da força e da técnica.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *