Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Encontro de Utentes dos Centros de Convívio da Póvoa de Lanhoso

O Presidente da Câmara Municipal, Manuel Baptista, e os seus Vereadores participaram no segundo Encontro de Utentes dos Centros de Convívio (CC), em que estiveram mais de cem pessoas, sobretudo seniores. A iniciativa decorreu no CC de São João de Rei, tendo contado, igualmente, com a presença de Presidentes de Junta e de técnicos daquele Projecto.

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso promoveu o Encontro em que foram criadas as condições para que as pessoas pudessem conviver de forma descontraída e, ao mesmo tempo, degustar os comes e bebes que foram servidos.

Para muitos, os Centros de Convívio são forma de afastar a solidão e o isolamento e este Encontro veio reforçar esse propósito da Câmara Municipal ao implementar este Projecto, em parceria com as Juntas de Freguesia.

Utentes satisfeitos.

Aos 83 anos, Amélia Miranda, 83 anos, do CC de Vilela, também apreciou a confraternização. É viúva, não tem filhos e vive sozinha, pelo que, para ela, é importante participar nas actividades do Centro de Convívio. “Vou para lá às segundas e às quartas e venho para casa muito satisfeita. Passo lá melhor o tempo. Quando não vou para lá, passo a minha vida em casa, mas é mais triste”.

Lucinda de Lima, 81 anos, frequenta o CC de Esperança desde a sua abertura. Esta senhora é viúva, vive sozinha, mas não quer deixar as suas coisas. “Gosto muito de estar no Centro de Convívio. É onde eu passo as minhas horas, porque, de resto, estou ali…Estou entre quatro paredes e passo dias sem ver caras nem ninguém. Querem-me levar para o Porto e eu não quero ir”, confidencia, salientando estar a gostar do Encontro “porque tem muita gente com quem conversar e desabafar”.

Herculano Rebelo, 68 anos, mostrava-se divertido. “O convívio está muito bem, maravilhoso”. Utente do Centro de Convívio de São João de Rei, que abriu em 2011, destacou o que prefere naquele espaço. “Do que mais gosto é de virmos, juntarmo-nos uns com os outros, conversarmos e termos animação. É uma forma de ocupar o tempo livre de uma maneira diferente”.

Manuela Nogueira, 74 anos, do CC de Friande também estava satisfeita. “Está a correr tudo bem. Não podemos querer melhor. Gosto destes Encontros, porque a gente espalha, ri-se com toda a gente. Se não, estávamos metidos em casa”. Esta senhora gosta tanto do CC, que conseguiu convencer o marido a também frequentar aquele espaço. “Gosto do CC. Adoro isto”, confessa.

Após o almoço, alguns utentes quiseram presentear os convivas com cânticos tradicionais que trouxeram ensaiados e, para animar uma das músicas, trouxeram mesmo instrumentos musicais executados por eles, uma dobadoura e novelos de lã; outros, aproveitaram para dançar ao som das concertinas. O convívio prolongou-se pela tarde, tendo ainda sido servidas fatias de bolo, o que agradou à maioria. O actor Pedro Giestas foi um dos convidados deste Encontro que se realizou no fim do mês passado.

O primeiro Centro de Convívio abriu em Esperança, em 2010. Seguiu-se, no mesmo ano, a abertura do Centro de Convívio de Vilela e do Centro de Convívio de Friande. Em 2011, abriu o Centro de Convívio de São João de Rei.

Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *