O Município de Lamego e a municipalidade francesa de Bouchemaine estão a preparar um acordo de geminação, uma parceria permanente que promova a troca de conhecimentos e de experiências que poderá envolver a participação de diferentes sectores da sociedade civil (associações e outras organizações), no âmbito de uma cooperação descentralizada. O primeiro passo para formalizar esta aliança no futuro foi a vinda à cidade de Lamego de uma delegação de Bouchemaine, entre os dias 4 e 8 de Julho último.
Durante a estadia desta comitiva, liderada por Fatimata Amy, adjunta do Maire de Bouchemaine, a representação francesa visitou algumas das jóias do património histórico do concelho e diversos equipamentos municipais. A juntar a isto, foram convidados a saborear a gastronomia local, os vinhos e o espumante.
A Câmara Municipal de Lamego considera que as geminações são um instrumento indispensável para facilitar a aproximação entre os povos e cidadãos de diferentes países. Francisco Lopes, Presidente da autarquia, acredita que o estabelecimento de parcerias entre municípios de diferentes países reforça o crescimento das relações internacionais, possibilita o desenvolvimento de vivências e fomenta o intercâmbio de ideias, experiências e soluções, numa Europa que se pretende mais forte e unida. “É neste contexto que a Câmara de Lamego aprecia com interesse a proposta de geminação com a municipalidade de Bouchemaine, por se tratar, também, de uma bonita e moderna cidade, pertencente a uma região com paisagens lindíssimas”, justifica.
Francisco Lopes já se comprometeu perante a representação francesa de efectuar, em tempo oportuno, uma visita àquela cidade e região, com vista a um melhor conhecimento da realidade local, para a formalização de uma futura geminação.
Lamego é uma cidade fantástica.