As diferentes almas do Mare Nostrum na vila medieval de Monsaraz com Les Voix du 7Sóis

Date:

A vila medieval de Monsaraz vai receber no sábado, dia 16 de Julho, pelas 22h, um espectáculo com Les Voix du 7Sóis. Esta produção original idealizada pelo Festival Sete Sóis Sete Luas vai actuar no castelo de Monsaraz e conta com a participação de sete prestigiados artistas provenientes das mais diversas culturas musicais.

Les Voix du 7Sóis é um ensemble dirigido pelo multi-instrumentista Stefano Saletti que vê representadas as diferentes almas do Mare Nostrum. Junta as fascinantes vozes de Talya Solan (Israel), Juan Pinilla (Andaluzia, Espanha) e Pedro Mestre (Alentejo, Portugal), que se unem aos instrumentos de Wafir Shaikheldin (Norte de África, acordeão, violino, oud e voz), de Alen Sinkauz (Istria, Croácia, baixo), Roberto Pistolesi (Itália, bateria) e Stefano Saletti (Itália, bouzouki, oud, voz).

O repertório desta orquestra que reúne os vários espíritos do Mediterrâneo harmoniza músicas tradicionais e composições originais dos diversos países. Assim, podemos encontrar cantos hebraicos do Yemen e melodias do sul de Portugal, o flamenco e os cantos de trabalho do sul da Itália, ou os makam do Norte de África com os ritmos dos Balcãs.

Na música de Les Voix du 7Sóis encontramos também os sons dos portos do Mediterrâneo, os cantos, os instrumentos de uma tradição milenária feita de trocas, encontros e diálogo. Este grupo editou um disco gravado ao vivo no ano passado em Vila Real de Santo António.

Pela curiosidade e audácia de um grupo de estudantes do Liceu de Pontedera (Toscana, Itália) e o apoio de um escritor português, José Saramago, nasceu em 1993 a experiência do Festival Sete Sóis Sete Luas. Pouco a pouco o projecto cresce e não só conceituados artistas começam a fazer parte da programação do festival (Cesária Évora, Dario Fo, Carlos Paredes, Bernardo Bertolucci), como também novos países aderem, privilegiando sempre as localidades periféricas e não os grandes centros. O Festival Sete Sóis Sete Luas é actualmente uma rede cultural de 30 cidades de 10 países (Brasil, Cabo Verde, Croácia, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal e Espanha).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Share post:

Subscribe

spot_imgspot_img

Popular

More like this
Related

Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta concerto “Das trevas à luz” na Branca

O Lumen Vocis Ensemble Coral apresenta no próximo 25...

Vila Nova de Gaia promove ações de sensibilização sobre o impacto dos ecrãs na saúde e educação

O projeto «Crescer Curioso», desenvolvido pela Mirabilis, vai percorrer...

Equipa da Ferreira de Castro conquista 3.º lugar na final da Game Jam: Fab Games

A equipa Log Bait, do Agrupamento de Escolas Ferreira...

Feira da Foda 2025: Monção celebra a tradição gastronómica com grande festa

A vila de Monção prepara-se para receber mais uma...