Cultura, Évora

Monumentos em madeira feitos por Manuel Maria Miranda em Évora

Foi inaugurada esta semana a exposição “Monumentos de Évora – Representações de um Artesão Local”, da autoria de Manuel Maria Miranda, que está patente até ao dia 12 de Agosto, no 1º andar dos Paços do Concelho de Évora e cuja entrada é livre.

Trata-se de um conjunto de peças de madeira, normalmente envernizadas, que este talentoso artesão produziu nos últimos três anos, tendo como modelo alguns dos mais emblemáticos monumentos de Évora, caso do Tempo Romano, da Igreja da Graça, da Ermida de S. Brás, dos Paços do Concelho, da Fonte da Porta de Moura, do Colégio do Espírito Santo, entre outros.

“O que me dá gozo é a cor da madeira e sobretudo as diferentes madeiras e o meu grande sonho era ter um sítio onde pudesse expor tudo, pois a minha casa está cheia, é um autêntico museu, na garagem tenho centenas e centenas de caixas com peças que nem consigo mostrar às pessoas”, afirma Manuel Miranda sobre este hobby a que se dedica com paixão desde há várias décadas e, em especial, desde que se reformou.

Igrejas e outros monumentos, bicicletas, motos, carros e miniaturas de cadeiras, entre outras peças variadas, saem periodicamente das suas habilidosas mãos, desde que começou a recolher pedaços de madeira que encontrava abandonados.

Na inauguração desta mostra, a Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Évora, Cláudia Sousa Pereira, expressou o seu agradecimento ao artesão por “ter oferecido mais uma vez à cidade uma exposição”, explicando que tomou contacto com o seu trabalho no passado Natal, quando a Junta de Freguesia da Senhora da Saúde acolheu também uma mostra dele, tendo ficado muito agradada com o que viu e convidando-o para expor também “na sala de visitas da cidade”, os Paços do Concelho.

“Acho que estes olhares sobre o nosso património, são eles mesmos uma valorização do património”, explica a Vereadora, considerando que “podemos fazer várias coisas com o património: não lhe ligar nenhuma, delapidá-lo ou acrescentar-lhe alguma coisa e obras, actividades e olhares como este sobre o património são uma maneira de o enriquecer”.

Realçou também o empenho com que o Núcleo de Documentação e as suas técnicas acarinharam a organização desta exposição e revelou ainda o interesse crescente dos outros funcionários camarários por esta mostra, logo que a mesma começou a ser montada nos Paços do Concelho.

Se precisa de empresas de web design pode consultar a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *