Início Temas Cultura Festival de Sines mostra melhores músicas do mundo em Julho

Festival de Sines mostra melhores músicas do mundo em Julho

0

O FMM Sines – Festival Músicas do Mundo regressa à cidade de Sines em Julho, com espectáculos nos dois últimos fins-de-semana do mês (22 a 24 e 27 a 30), nos palcos do Castelo medieval e da avenida contígua à Praia Vasco da Gama.

Ao longo de 36 concertos distribuídos por sete dias de música, Sines transporta o seu público de espectadores-descobridores numa viagem pelos sons do planeta sem paralelo no ano cultural português. Das harmonias primordiais da Rússia asiática à música urbana da África do Sul, da rebetika grega ao maloya da Ilha de Reunião, do gnawa marroquino ao flamenco extremenho, o FMM 2011 mostra o mundo musical em toda a sua diversidade.

Destaque no programa para a presença em Sines do projecto Congotronics vs Rockers, com 10 músicos da série Congotronics e 10 músicos da cena rock alternativa, e o concerto de encerramento do Castelo com a dupla lendária do reggae, Sly & Robbie, acompanhada pelo cantor Junior Reid.

O senegalês Cheikh Lô, um dos maiores músicos africanos da actualidade, o ganês Ebo Taylor, figura patriarcal do highlife e do afrobeat, o projecto Desert Slide, com Vishwa Mohan Bhatt, um dos mais reconhecidos músicos da Índia, e os alemães Dissidenten, banda fundamental para a fundação do movimento “worldbeat”, são outros nomes cujo currículo, inscrito na história da música popular dos séc. XX e XXI, merece menção especial.

SEXTA, 22 DE JULHO

O programa de concertos do FMM Sines 2011 tem início às 18h45 de 22 de Julho, no Castelo, com um concerto de António Zambujo (Portugal), uma das vozes mais originais do fado, com influências melódicas e harmónicas das músicas alentejana e brasileira.

Às 21h45, sobe ao palco Le Trio Joubran. Formado pelos irmãos Samir, Wissam e Adnan Joubran, o único trio de alaúdes conhecido no mundo é palestino e abre novos caminhos para um instrumento central da cultura árabe. Apresenta em Sines o seu novo disco, “AsFâr”.

Às 23h15, um dos mais brilhantes músicos africanos do nosso tempo, o senegalês Cheikh Lô estreia-se em Sines na sequência da gravação de “Jamm”, um dos discos mais aclamados de 2010.

A primeira noite do festival é  fechada, às 00h45, pelos americanos Secret Chiefs 3. Criação de três antigos membros do grupo Mr. Bungle, esta banda liderada por Trey Spruance faz rock progressivo instrumental com influências sinfónicas, de heavy metal e música árabe.

SÁBADO, 23 DE JULHO

O segundo dia do festival é aberto às 18h45 pelo projecto António Chainho “LisGoa”, onde o guitarrista António Chainho evoca 500 anos de ligação cultural entre Portugal e Índia num cenário que não podia ser mais condicente: o Castelo de Vasco da Gama.

Às 21h45, actua o músico chinês Mamer, acompanhado por membros da banda IZ. Filho da cultura nómada do povo cazaque de Xinjiang, a região mais interior da China, Mamer faz música folk gerada na tradição mas com olhos no futuro.

Berrogüetto, a banda galega com maior projecção internacional e um dos grupos mais importantes do folk europeu, apresenta-se às 23h15 com novo disco, “Kosmogonías”, lançado em 2010, e novo vocalista, Xabier Díaz.

Às 00h45, é a vez do projecto Congotronics vs. Rockers, que junta dez músicos originários dos grupos congoleses da série Congotronics (Konono n.º 1 e Kasaï Allstars) e dez músicos da cena rock alternativa (músicos provenientes dos Deerhoof, Wildbirds & Peacedrums e Skeletons, juntamente com Juana Molina e Vincent Kenis). Numa digressão europeia seleccionada, este é o único concerto do projecto em Portugal.

DOMINGO, 24 DE JULHO

O primeiro concerto de domingo, 24 de Julho, acontece às 18h45. Aduf é um projecto do percussionista português José Salgueiro baseado na transformação do instrumento tradicional adufe. A cantora basca María Berasarte é convidada especial.

Autora de “Lero-Lero”, um dos discos brasileiros com maior atenção internacional em 2010, a paulistana Luísa Maita estreia-se em Portugal no palco do Castelo, às 21h45.

Às 23h15, cede o lugar ao projecto De Tangos y Jaleos, que apresenta o verdadeiro flamenco popular, raramente mostrado fora das cerimónias privadas das famílias ciganas da Extremadura espanhola, num encontro genuíno e de grande intensidade.

Figura histórica do highlife, o ganês  Ebo Taylor fecha o primeiro fim-de-semana de concertos, às 00h45, na companhia de uma orquestra de “allstars” do afrobeat actual, a Afrobeat Academy.

QUARTA, 27 DE JULHO

A cantora, multi-instrumentista e compositora galega Mercedes Peón abre o segundo fim-de-semana de concertos com a apresentação de “SÓS”, um dos discos de fusão electro-acústica baseada em música tradicional mais amados dos últimos anos. Às 18h45, no Castelo.

Às 20h00, o palco da Avenida Vasco da Gama é estreado pela jovem banda portuguesa Rakia, que faz música de fusão com raízes tradicionais.

Às 21h45, a cantora, baixista e percussionista Manou Gallo, natural da Costa do Marfim, sobe ao palco do Castelo com a banda acústica belga Women Band para apresentar o seu disco “Lowlin”, gravado em 2010.

O trio jovem Mama Rosin, vindo da Suíça, tem concerto marcado para as 23h15. A sua música de dança funde a energia do punk e do rock com o zydeco, música da comunidade crioula negra do Luisiana.

Unindo a rebeldia poética do rap ao poder instrumental das orquestras africanas, o ganês Blitz The Ambassador promete marcar o hip hop da segunda década do séc. XXI. Termina a noite de música no Castelo às 00h45.

Às 02h45, no palco da Praia Vasco da Gama, é a vez do trio português Mikado Lab. Liderado pelo compositor e baterista Marco Franco, é responsável por dois dos melhores discos de sempre do jazz nacional, “Baligo” e “Coração Pneumático”.

QUINTA, 28 DE JULHO

Shunsuke Kimura e Etsuro Ono são renovadores do Tsugaru-shamisen, um instrumento de cordas com um lugar especial na cultura do Japão. Tocam no palco do Castelo às 18h45.

O grupo brasileiro Graveola e o Lixo Polifônico, cujo conceito é baseado no “lixo” enquanto manifestação de uma sociedade de consumo, inclusive na música, sobe ao palco da Avenida Vasco da Gama às 20h00.

De volta ao Castelo, às 21h45, a rebetika estreia-se no FMM. Um dos grupos mais destacados da nova geração da música grega de raiz tradicional, o quarteto Apsilies baseia as suas experimentações no repertório da escola oriental do género.

Às 23h15, um dos maiores inovadores da slide guitar indiana, Vishwa Mohan Bhatt,  dialoga com um grupo cigano na tradição dos músicos dos antigos rajás, The Divana Ensemble. Juntos, representam o melhor da música Rajastão num projecto designado “Desert Slide”.

Formada nas ricas tradições do jazz sul-africano e da música negra, a cantora Nomfusi apresenta em Sines o disco que a revelou, “Kwazibani”. É acompanhada pela banda The Lucky Charms, num concerto às 00h45, ainda no Castelo.

A noite de música termina na praia às 02h45. Entre a Dixieland e o free jazz, o projecto Tuba Project feat. Bob Stewart, concebido pelo pianista e compositor romeno Lucian Ban, dá à tuba a proeminência que lhe faltava no jazz contemporâneo.

SEXTA, 29 DE JULHO

Criado por Marco Barroso, o L.U.M.E. (Lisbon Underground Music Ensemble) é uma big band de autor com alguns dos melhores músicos portugueses do jazz e da clássica. Abre o penúltimo dia de música no Castelo, às 18h45.

Acabada de estrear em CD com “As Big as Divided”, a jovem banda portuguesa Lousy Guru faz pop com influências folk onde os jogos polifónicos são marca. Sobe ao palco da praia às 20h00.

Às 21h45, de novo no Castelo, é a vez de Ayarkhaan, trio feminino que lidera o movimento de revitalização da música da república russa da Iacútia usando apenas como ferramentas o canto gutural e o berimbau metálico “khomus”.

O terreno fértil das músicas modais inspira o projecto francês Marchand vs. Burger “Before Bach”, às 23h15. Criado pelo cantor e instrumentista Erik Marchand e pelo guitarrista Rodolphe Burger, tem o argelino Mehdi Haddab (Speed Caravan) como convidado especial.

Uma das bandas que mais contribuiu para abrir a música ocidental aos sons do resto do mundo, os alemães Dissidenten, os “padrinhos do worldbeat” segundo a Rolling Stone, trazem a Sines as suas “Tanger Sessions”, fusão de rock e música árabe, às 00h45.

O dia de música termina na praia, às 02h45, com O Experimentar Na M’Incomoda. Trata-se de um projecto de Pedro Lucas em que a música tradicional açoriana ganha uma nova vida através dos recursos do digital.

SÁBADO, 30 DE JULHO

No seio da Orchestre National de Barbès, o músico marroquino Aziz Sahmaoui ajudou a renovar a música magrebina. Em 2011, lança-se a solo com o projecto University of Gnawa, uma reunião entre Marrocos, Senegal e França que traz ao Castelo, às 18h45 de 30 de Julho.

Às 20h00, no palco da praia, é a vez de CaBaCe, banda revelação da música afro feita em Portugal, vencedora do concurso Rock Rendez Worten 2010.

Às 21h45, no Castelo, o músico cabo-verdiano Mário Lúcio, fundador dos Simentera, apresenta em Sines o seu trabalho a solo mais recente, “Kreol”, um dos discos do ano nos “charts” europeus de world music.

Transformando o maloya tradicional através de um olhar contemporâneo e pessoal, Nathalie Natiembé, natural de Reunião, ilha francesa no Índico, é uma das vozes mais originais da música africana de hoje. Sobe ao palco do Castelo às 23h15.

Às 00h45, dez anos depois do concerto histórico com Black Uhuru em 2001, a secção rítmica que mudou o reggae, Sly & Robbie, volta ao palco do FMM com um dos cantores jamaicanos em melhor forma, Junior Reid. É o concerto de encerramento da música no Castelo, com fogo-de-artifício.

O último espectáculo do festival acontece na praia, às 02h45, com Kumpania Algazarra, banda portuguesa de música festiva com influências globais.

INICIATIVAS PARALELAS

O programa de iniciativas paralelas decorre, em contínuo, entre 22 e 30 de Julho. A primeira iniciativa a arrancar começa, aliás, mais cedo, no dia 16 de Julho, às 19h00, com a inauguração do projecto “Música na Arte: 3 Exposições”, que mostra nos espaços do Centro de Artes de Sines e do Centro Cultural Emmerico Nunes (CCEN) três exposições de fotografia que exploram diferentes abordagens ao universo da música: “Panis et Circensis”, “Opera” e “TNSC A Prospectus Archive”. Além da Câmara e do CCEN são parceiros do projecto o Teatro Nacional de S. Carlos e a Fundação EDP.

O Ciclo de Cinema, todos os dias, de 22 a 30 de Julho, às 15h30, no auditório do Centro de Artes de Sines, mostra os seguintes filmes: “Benda Bilili!”, de Florent de la Tullaye e Renaud Barret (dia 22), “Bosphoroads”, de Toni Polo (dia 23), “Full Metal Village”, de Sung Hyung Cho (dia 24), “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria”, de Tiago Pereira (dias 25 e 26), “Nomadlab”, de vários autores (dia 27), “Água”, de Eva Ângelo (dia 28), “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa (dia 29) e “Kreol”, de Frédérique Menant (dia 30). O cinema no FMM 2011 é uma parceria com a produtora Terratreme e os projectos “A Música Portuguesa a Gostar dela Própria” e Groovalización.

Os Ateliês para Crianças (dos 6 aos 12 anos) realizam-se também todos os dias do festival, com sessões às 11h00, no auditório do Centro de Artes de Sines. Secret Chiefs 3 (dia 22), Mamer (dia 23), Luísa Maita (dia 24), Kidu Bringue Bal (dia 26), Shunsuke Kimura x Etsuro Ono (dia 27), Nomfusi & The Lucky Charms (dia 28), Ayarkhaan (dia 29) e Nathalie Natiembé (dia 30) são os artistas que irão encontrar-se com as crianças do festival. No dia 25 realiza-se um ateliê especial, “Gira-discar o mundo (em histórias)”, idealizado pela Animiniarte, organizado pela Casa do Mundo e apoiado pelo Programa Europeu Juventude em Acção 2011. Os ateliês para crianças são gratuitos mas requerem marcação prévia no balcão do Centro de Artes de Sines (Tel. 269 860 080).

Os Encontros com Escritores, realizados em parceria com a livraria a das artes no espaço do Centro de Artes de Sines, contam este ano com os seguintes convidados: António Pires (dia 23), Luís Filipe Cristóvão (dia 24), Lídia Jorge (dia 26), Sérgio Godinho (dia 27), José Duarte (dia 29) e Carlos Clara Gomes e José Moças (dia 30). Todos os encontros estão marcados para as 17h00, com excepção do de Lídia Jorge, às 18h30.

A Feira do Livro e do Disco, uma parceria com a livraria a das artes e a loja VGM, ocupa este ano, novamente, o espaço da Capela da Misericórdia, de 22 a 30 de Julho. Nos dias de concertos, 22-24 e 27-30 de Julho, o horário é 16h00-02h00. Nos dias 25 e 26, o horário é 16h00-00h00.

A Rádio FMM ao Vivo, coordenada por Luís Rei, com o apoio da Escola das Artes de Sines, decorre de 22 a 30 de Julho, na Casa Preta do Centro de Artes de Sines (11h00-13h00 e 15h00-17h00) e no Largo Poeta Bocage (17h00-18h45).

A iniciativa Contos de Tantos Mundos tem duas componentes: um pequeno palco na Capela da Misericórdia, com histórias que todos os narradores espontâneos podem contar em voz alta, e encontros com três contadores, no Centro de Artes: Cristina Taquelim (dia 22, às 17h30), Rodolfo Castro (dia 25, às 18h30) e Ângelo e Galissa (dia 28, às 17h30).

Os Ateliês de Música são boas oportunidades para aprofundar os conhecimentos nesta área artística: dia 25, Ateliê de Ritmo, baseado nas estruturas rítmicas indianas, pelo prof. Filipe Teixeira, e dia 26, Ateliê de Jam Session Combo Jazz, pelo prof. Vasco Agostinho. Ambos os ateliês acontecem no palco do auditório do Centro de Artes de Sines, entre as 21h00 e as 23h00, e requerem inscrição prévia na Escola das Artes de Sines (Tel. 269 182 523).

Nos mesmos dias, às 22h30, o palco da Tasquinhas, na Avenida Vasco da Gama, acolhe dois concertos especiais, de entrada livre: dia 25, o quarteto francês Kidu Bringue Bal, que cruza várias tradições francesas com ritmos caribenhos e balcânicos, e dia 26, Os Maquinistas, projecto formado por professores da Escola das Artes de Sines que faz música de fusão entre os universos clássico e electrónico.

A última componente das iniciativas paralelas a iniciar-se e a concluir-se é a dos DJ’s, no palco da Avenida Vasco da Gama, entre 28 e 30 de Julho, às 4h00. O reggae, pelo Riddim Culture Sound (dia 28), os sons de origem africana, pelos Irmãos Makossa (dia 29), e os “sets” de vistas largas do Bailarico Sofisticado (dia 30) prolongam as madrugadas de dança dos três dias finais do festival.

ENTRADAS

Em 2011, as entradas fazem-se, integralmente, sob a forma de pulseira. No concelho de Sines, as pulseiras estão  à venda no Posto de Informação Turística de Sines, no Centro de Artes de Sines e no Posto Municipal de Atendimento de Porto Covo. O circuito Ticketline garante uma ampla rede de locais de venda no resto do país e por via electrónica.

As entradas diárias custam 15 euros, mas há várias opções de passes: 1.º fim-de-semana (22-24 de Julho), 35 euros; 2.º fim-de-semana (27-30 de Julho), 50 euros; dois fins-de-semana (22-24 e 27-30 de Julho), 80 euros. Os concertos das 18h45 no Castelo são de entrada livre, o mesmo acontecendo com todos os espectáculos realizados na Av. Vasco da Gama.

O FMM

Organizado pela Câmara Municipal de Sines, o FMM Sines é o maior evento do seu género em Portugal, tendo acolhido um total de 226 concertos, vistos por mais de 500 mil espectadores, desde 1999.

O FMM Sines 2011 é um evento co-financiado por fundos FEDER / União Europeia, no âmbito do Programa Operacional INALENTEJO do QREN 2007-2013, com o mecenato da Galp Energia / Refinaria de Sines e o apoio da Turismo de Portugal / Costa Alentejana, entre outras entidades.

MAIS INFORMAÇÕES

www.fmm.com.pt

www.facebook.com/fmmsines

CONTACTO PARA A IMPRENSA

Câmara Municipal de Sines – Serviço de Informação, Divulgação e Imagem

Paulo Mestre ou Pedro Rodrigues

Tel. 269 630 633 / 632

Email sidi@mun-sines.pt | informacao.sines@gmail.com

ALINHAMENTO COMPLETO DE CONCERTOS

Sexta, 22 de Julho (Castelo)

António Zambujo “AsFâr” (Portugal), 18h45

Le Trio Joubran (Palestina), 21h45

Cheikh Lô (Senegal), 23h15

Secret Chiefs 3 (EUA), 00h45

Sábado, 23 de Julho (Castelo)

António Chainho “LisGoa” (Portugal / Índia), 18h45

Mamer (Xinjiang – China), 21h45

Berrogüetto (Galiza – Espanha), 23h15

Congotronics vs Rockers (R. D. Congo / EUA / Argentina / Suécia), 00h45

Domingo, 24 de Julho (Castelo)

Aduf (Portugal), 18h45

Luísa Maita (Brasil), 21h45

De Tangos y Jaleos (Extremadura – Espanha), 23h15

Ebo Taylor & Afrobeat Academy (Gana), 00h45

Quarta, 27 de Julho

Mercedes Péon (Galiza – Espanha), 18h45, Castelo

Rakia (Portugal), 20h00, Av. Vasco da Gama

Manou Gallo & Women Band (Costa do Marfim / Bélgica), 21h45, Castelo

Mama Rosin (Suíça), 23h15, Castelo

Blitz the Ambassador (Gana / EUA), 00h45, Castelo

Mikado Lab (Portugal), 02h45, Av. Vasco da Gama

Quinta, 28 de Julho

Shunsuke Kimura x Etsuro Ono (Japão), 18h45, Castelo

Graveola e o Lixo Polifônico (Brasil), 20h00, Av. Vasco da Gama

Apsilies (Grécia), 21h45, Castelo

Vishwa Mohan Bhatt & The Divana Ensemble “Desert Slide” (Rajastão – Índia), 23h15, Castelo

Nomfusi & The Lucky Charms (África do Sul), 00h45, Castelo

Tuba Project feat. Bob Stewart (Roménia / EUA), 02h45, Av. Vasco da Gama

Sexta, 29 de Julho

L.U.M.E. (Portugal), 18h45, Castelo

Lousy Guru (Portugal), 20h00, Av. Vasco da Gama

Ayarkhaan (República da Iacútia – Rússia), 21h45, Castelo

Marchand vs. Burger “Before Bach” (França), 23h15, Castelo

Dissidenten (Alemanha / Marrocos), 00h45, Castelo

O Experimentar Na M’Incomoda (Açores – Portugal), 02h45, Av. Vasco da Gama

Sábado, 30 de Julho

Aziz Sahmaoui & University of Gnawa (Marrocos / Senegal), 18h45, Castelo

CaBaCe (Portugal), 20h00, Av. Vasco da Gama

Mário Lúcio (Cabo Verde), 21h45, Castelo

Nathalie Natiembé (Reunião – França), 23h15, Castelo

Sly & Robbie feat. Junior Reid (Jamaica), 00h45, Castelo

Kumpania Algazarra (Portugal), 02h45, Av. Vasco da Gama

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui