Até ao primeiro trimestre de 2011, o Seixal encaminhou 743 toneladas de resíduos de madeira para reciclagem, provenientes da recolha de monos domésticos realizada em todas as freguesias do concelho.
Os resíduos são processados na empresa Ecociclo, com quem a autarquia estabeleceu um protocolo de parceria em 2009.
Os monos são resíduos de grandes dimensões, como por exemplo mobílias velhas, sofás ou tábuas, que depois de seleccionados pelos serviços da autarquia são encaminhados para a Ecociclo, uma empresa sedeada no município.
A Ecociclo possui um Centro de Reciclagem no Parque Industrial do Seixal, onde são triturados os resíduos de madeira, nomeadamente paletes, embalagens, mobiliário usado, restos de madeira de construção e reabilitação, entre outros. Desse processo resulta a estilha, que será incorporada na produção de móveis ou em revestimentos.
Os resíduos de madeira que não possíveis de reciclar podem ser utilizados como biomassa para produzir energia, tanto eléctrica como térmica.
A recuperação dos resíduos de madeira é ambientalmente benéfica, uma vez que o dióxido de carbono (CO2) sequestrado na madeira, é impedido de se libertar. Desta forma, a recuperação de resíduos de madeira contribui para a redução das emissões de CO2, um dos gases responsáveis pelo Efeito de Estufa.
Saiba mais informações acerca da recolha de monos no concelho do Seixal.