Sociedade

CERANOR cria Encontro com a Arte

A poucas semanas de realizar-se a CERANOR 2011 – Casa, Hotelaria, Decoração e Brinde, começam a ganhar expressividade as actividades paralelas que, ano após ano, projectam a maior feira do País. A EXPONOR mantém a aposta e está a preparar uma série de iniciativas que constituam uma mais-valia para o certame, a acontecer de 7 a 11 de Setembro.

Encontro com as Artes é o nome do espaço que está a ser pensado para «abrigar várias expressões artísticas que darão ritmo e tonalidade à maior feira de decoração da Península Ibérica», adianta Francisco Marcos, director da CERANOR, acrescentando que «conviverão harmoniosamente com os negócios da decoração» a pintura (exposições), a música, o cinema, a dança, a cerâmica, a gastronomia e as artes decorativas.

Mais de uma vintena de ceramistas, portugueses e galegos, vão estar representados na feira, com a exposição “Encontro de Ceramistas do Eixo Atlântico” – a mesma mostra que esteve patente no âmbito das comemorações da Capital da Cultura do Eixo Atlântico, em Viana do Castelo. Numa mensagem alusiva ao evento, as obras destes artistas abordam temas como a união das regiões, os afectos, os monumentos representativos, entre outros.

Também patente durante os cinco dias da CERANOR estarão, na mostra intitulada “Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou”, os trabalhos de Norberto Nunes. O artista plástico e realizador de cinema, português, radicado no Rio de Janeiro, expõe a sua interpretação (em pintura) sobre a obra poética de Fernando Pessoa e o tema “Livrarias”, estruturas em movimento. «A pintura, tal como a cerâmica ou o mobiliário, faz parte do nosso estilo de vida, proporcionando-nos conforto interior», refere Norberto Nunes, para quem a sua presença numa feira profissional será uma estreia mas que faz todo o sentido. «Terei  todo o interesse em que os profissionais da decoração e arquitectos conheçam a minha obra».

No Encontro com as Artes haverá ainda lugar ao debate e à apresentação de novas tendências, com as iniciativas da Edinteriores, que vai realizar o workshop “Feng Shui”, e da Insia, com o workshop “Organização de Eventos e Protocolo”.

Por último, do cartaz de actividades que está a ser delineado fazem ainda parte as demonstrações de música e dança, bem como a “doce” proposta da Casa Grande Chocolatier, dirigida ao mercado gourmet, que trará à CERANOR produtos de cacau e chocolate de alta qualidade, para degustação, e está a preparar a realização de um showcooking.

A organização da CERANOR, ao longo das suas edições, tem «procurado fomentar a criatividade e a arte como forma de interagir e surpreender os visitantes, criando reconhecimento e laços estreitos entre estes e os artistas», diz Francisco Marcos. A CERANOR é um meio onde se discute e apresenta as novas tendências, produtos e as inovações que prometem movimentar o mercado da decoração. É, por isso, uma «feira em que somos obrigados a marcar presença se pretendermos manter a actual posição de relevo», refere Aquiles Barros, da Castelbel (artigos de beleza e decoração), uma das empresas que já garantiu presença para Setembro e que exporta 70% do que produz (sabonetes, velas e fragrâncias caseiras). Inspirados no calor do sol Português, os «nossos produtos conseguem captar os aromas, as cores e o ambiente do País e as nossas fragrâncias, ricas e evocativas, alimentam a alma com o espírito de Portugal», define ainda o responsável da Castelbel. Na próxima CERANOR vai lançar a primeira linha de Natal, bem como duas novas linhas da marca Portuscale (Leia entrevista na íntegra em www.ceranor.exponor.pt).

A edição 2011 ocupará os cinco pavilhões da Feira Internacional do Porto e prevê a visita de 21 mil profissionais.

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *