A edição deste ano da Feira Medieval de Lamego vai crescer para lá das muralhas do bairro histórico do Castelo e alargar as suas fronteiras à Praça da Sé, à rua da Olaria, à rua da Seara e à Praça do Comércio. Dezenas de artesãos, mercadores, artífices e místicos serão responsáveis pela recriação histórica do comércio e das artes e dos ofícios medievais, povoando ao longo de três dias as ruas e ruelas mais antigas da cidade de Lamego. Fiel ao espírito e à época, este evento quer cumprir duas missões essenciais: fazer a pedagogia dos usos e costumes medievos e apresentar artesanato nacional e internacional de qualidade.
De 8 a 10 de Julho, Lamego vai oferecer uma programação ampla e bastante apelativa, capaz de cativar o interesse de vários públicos através de uma abordagem interactiva sobre as lendas e tradições de Lamego. A “viagem ao passado” incluirá “bailias e folguedos com músicos serracenos e encantadores de serpentes”, espectáculos de “malabares de fogo sobre as lendas de Lamego”, “arruadas pelo Burgo”, um Cortejo Régio, torneios de armas e exercícios de falcoaria. Numa só jornada vão confluir vários acontecimentos com o objectivo de proporcionar uma vivência de séculos num mesmo dia. Serão dados a vivenciar vários episódios de uma época, procurando enquadrá-los, ordinariamente, na moldura de um mercado. Enquanto mercadores e artesãos se empenham nas suas actividades de comércio, saltimbancos, malabaristas, ilusionistas e músicos tomarão conta das ruas.
À espera de milhares de visitantes, a animação artística promovida no âmbito da Feira Medieval de Lamego recordará também as Cantigas de Santa Maria de Afonso X de Leão, danças e cantares serracenos, jogos de destreza e danças de cortesia, para além de muitos outros acontecimentos cuja reconstituição será feita com o máximo rigor científico. Para quem pretender retemperar forças durante tamanha folia haverá “comeres fartos e beberes frescos nas tabernas da feira”.
Organizada pela Câmara Municipal de Lamego, através do programa VIVERLamego, a realização da Feira Medieval representa um investimento de 36.765,50 euros, comparticipado em 70 % através do QREN.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech
Viva LAMEGO