Educação, Sociedade, Trofa

Trofa debateu importância da Escola a tempo inteiro e atividades de enriquecimento curricular em Jornadas de Reflexão

A Câmara Municipal da Trofa promoveu, na passada quinta-feira, 30 de junho as 1.as Jornadas de Reflexão com a temática “Escola a Tempo Inteiro – Atividades de Enriquecimento Curricular”, no Auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.

 

Perante uma plateia de mais de 130 professores, os oradores falaram sobre a necessidade e a importância das escolas e autarquias desenvolverem estas atividades de enriquecimento curricular.

 

Estas jornadas abriram pela voz da Vereadora do Pelouro de Educação, Teresa Fernandes, que deu as boas vindas a todos os presentes, abordando, também, o papel da Autarquia Trofense nas atividades de enriquecimento curricular e o seu contributo, referindo que “a Câmara Municipal da Trofa está particularmente atenta à necessidade de promover o exercício de um crescimento equilibrado, com uma formação integrada e transversal, num quadro em que a atenção conferida à infância ocupa um lugar de destaque nas nossas políticas sociais e educativas”.

 

A sessão de trabalho prosseguiu com o 1º painel de Apresentação de casos práticos e a primeira experiência a ser relatada foi a do próprio Município da Trofa, pela voz da técnica da Autarquia Ana Catarina Ribeiro, que abordou os aspetos estruturais do conceito Escola a Tempo Inteiro.

 

Já no que respeita aos aspetos pedagógicos, estes foram abordados pelos diretores dos Agrupamentos Escolares do Concelho, Paulino Macedo, do Agrupamento de Escolas da Trofa, José Magalhães do Agrupamento de Escolas de Coronado e Covelas e pelo Adjunto do Diretor, Sérgio Oliveira do Agrupamento de Escolas do Castro.

 

Paralelamente, e enquadrado neste primeiro painel, foi dado a conhecer o exemplo do Município de Matosinhos. Assim, a Chefe de Divisão de Educação, Fátima Pombal e Hugo Cruz, técnico que acompanha o programa em Matosinhos, expuseram as atividades de enriquecimento curricular que estão a ser desenvolvidas naquele Município.

 

Apresentados os casos práticos das duas autarquias, as jornadas continuaram com um 2º painel, onde estiveram em destaque “Outras perspetivas para a construção do enriquecimento curricular”, pela oradora Elisabete Guimarães, da Associação Portuguesa de Professores de Inglês.

 

Concluídos os dois painéis, a sessão de trabalhos continuou com um pequeno debate, onde foi dada a possibilidade aos presentes de questionarem os oradores sobre a temática apresentada.

 

Antes do encerramento, a Autarquia Trofense brindou todos os presentes com um momento musical, promovido por três professores de música da autarquia, Américo Martins, no violoncelo, Hélder Cardoso, na guitarra clássica e Ana Margarida Sousa no contra-baixo, que interpretaram “A área da 4.ª Corda” de Bach e o “Cisne do Carnaval dos Animais” de C. Saint-Saens.

 

De recordar que estas Jornadas surgiram depois da Autarquia Trofense ter sentido a necessidade de avaliar o trabalho que tem vindo a promover na área das Atividades de Enriquecimento Curricular. Por isso, ao organizar esta sessão de trabalho, a Câmara Municipal da Trofa quis refletir sobre essa realidade, contribuindo para um debate mais esclarecido com todos os agentes da comunidade educativa de forma a ultrapassar eventuais constrangimentos e a melhor os resultados.

 

Se precisa de Agência de E-commerce pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *