O Multiusos de Guimarães acolheu, no dia 2 de Julho, a Gala do Desporto | Guimarães 2011, uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães e da Tempo Livre de reconhecimento e valorização dos talentos desportivos locais.
Tendo como pontos altos a atribuição do Prémio Carreira ao andebolista Carlos Ferreira e a entrega do Prémio Homenagem ao dirigente José Lobo, a Gala do Desporto contemplou também a atribuição dos prémios “Jovem Revelação”, “Atleta do Ano” e “Atleta de Desporto Adaptado”, além de troféus a todos os clubes e atletas de Guimarães que conquistaram títulos regionais, nacionais e internacionais.
João Faria (Râguebi) e Magda Martins (Ciclismo) venceram os prémios “Jovem Revelação”, Paulo Mendes (Atletismo) e Andreia Gomes (Natação) os prémios “Atleta do Ano” e José Alberto Rocha o prémio “Desporto Adaptado”.
Os vencedores do prémio Revelação e do desporto adaptado terão direito a uma bolsa de formação no valor de 2000 euros e os do Atleta do ano no montante de 2500. Os finalistas dos prémios Jovem Revelação e Atleta do Ano (dois masculinos e dois femininos em cada categoria) foram distinguidos com vales em material desportivo oferecidos pela Sport Zone.
A Gala do Desporto – que contou com a presença de representantes de organizações nacionais e locais – foi apresentada pelos jornalistas vimaranenses Hélder Silva e Estela Machado – vestida pelo estilista Rafael Freitas e penteada por Paula Brás Cabeleireiro – e teve momentos de animação a cargo de Drum Project (Mário Gonçalves, Pedro Andrade e Mariana Santiago), Academia de Dança e Fitness da Tempo Livre, Asas de Palco, Dialectos, Populum – Escola de Danças e Manuel D’Oliveira.
A cerimónia contou igualmente com a colaboração da Escola de Patinagem da Tempo Livre cujos professores e alunos participaram activamente na entrega de prémios, bem como da Escola Profissional Cisave.
Reconhecer e premiar o mérito
“Em Guimarães existe uma legião de dirigentes, treinadores e atletas de altíssima qualidade”, afirmou o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Guimarães, Amadeu Portilha, destacando “a paixão pelo desporto e a qualidade do trabalho desenvolvido” por todos eles.
“Depois de meses de intensa e dura competição, onde cada um, por si ou pela sua equipa, tentou o melhor resultado desportivo, num esforço conjunto que irmanou atletas, técnicos e dirigentes; depois de meses de trabalho árduo, de sacrifícios incontáveis e muita determinação e suor, foram muitos, felizmente e mais uma vez foram muitos, os que conquistaram inolvidáveis feitos desportivos”, afirmou o autarca.
“Estamos aqui”, salientou Amadeu Portilha, “para reconhecer e premiar o mérito desportivo de um vasto conjunto de atletas e clubes vimaranenses, que ao longo da época desportiva que está a findar, nos encheram de orgulho com a sua performance desportiva, alcandorando a um patamar de grande notoriedade Guimarães e o desporto que cá se pratica”.
A terminar a intervenção na Gala do Desporto, Amadeu Portilha destacou que os feitos desportivos “fazem com que Guimarães seja referenciada como uma escola desportiva de excelência”, com um trabalho que o autarca considera “absolutamente extraordinário ao nível da formação de jovens e que tão sucedido tem sido”.
Homenagem à dedicação ao desporto
Fundador do Grupo Desportivo “Os Unidos do Cano” e impulsionador do atletismo em Guimarães, José Lobo foi o homenageado na Gala do Desporto | Guimarães 2011.
“Homenageamos um vimaranense dos sete costados, um homem que dedicou uma parte importante da sua vida e do seu tempo ao desporto e aos nossos jovens desportistas”, explicou o Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, António Magalhães. “De uma forma simples, podia dizer que José Lobo nunca se recusou a prestar a sua colaboração e disponibilidade em tudo aquilo que as pessoas e as instituições de Guimarães necessitassem. Fazendo-o sempre com especial orgulho em engrandecer a sua terra e sem nunca exigir nada em troca”, afirmou o edil.
“Homem íntegro e simples, a sua disponibilidade e entrega entusiástica a pequenos e grandes projectos, fez com que a José Lobo se deva hoje muita da importância que o atletismo tem na nossa cidade, tendo lançado centenas os jovens na prática desta modalidade”, concluiu António Magalhães.
José Lobo disse sentir-se orgulho com a distinção que recebeu “em reconhecimento por 56 anos de trabalho em prol dos jovens, do desporto, da cultura e da música”. Dos vários agradecimentos que fez, José Lobo destacou a sua família pela compreensão e colaboração que lhe permitiu dedicar grande parte da sua vida à promoção do desporto
José Lobo desempenhou praticamente todas as funções no clube que fundou (Presidente, jogador, treinador, roupeiro, etc.) e assumiu a organização de vários eventos.
Carlos Ferreira: um ícone do nosso desporto
“Inúmeros exemplos de amor à camisola e dedicação aos clubes que orgulhosamente representou fazem de Carlos Ferreira um ícone do nosso desporto”, explicou Amadeu Portilha, vereador do desporto, na apresentação do atleta de andebol distinguido com o prémio carreira.
Guarda-redes de andebol com 124 Internacionalizações e mais de vinte títulos conquistados, Carlos Ferreira foi Vice-Campeão Europeu e Vice-Campeão da Taça Challenge. Do curriculum desportivo constam ainda nove títulos de Campeão Nacional, seis de vencedor da Taça de Portugal e quatro da Super-Taça.
“Muito mais que o seu impressionante percurso desportivo no andebol, Carlos Ferreira é conhecido, e reconhecido, pelo seu extraordinário carácter e espírito de liderança, que lhe permitiu ser capitão de equipa em todos os clubes por onde passou”, concluiu o autarca.
Carlos Ferreira – que por motivos familiares foi representado na Gala do Desporto pelo seu pai – representou clubes como o Fermentões, Desportivo Francisco de Holanda, Sporting, Futebol Clube do Porto e ABC.
Prémios Revelação e Atleta do ano
Os prémios Atleta do Ano (masculino e feminino), por decisão da Comissão de Avaliação da Gala do Desporto, foram atribuídos a Paulo Mendes (Atletismo) e Andreia Gomes (Natação) que venceram as votações a outros atletas com mérito desportivo: João Sousa (Ténis, Clube de Ténis de Guimarães), Pedro Cunha (Pólo Aquático, Vitória Sport Clube), Ana Meireles (15 anos, Xadrez, Círculo de Arte e Recreio), Raquel Maia (16 anos, Voleibol, Vitória Sport Clube).
João Faria (Râguebi) e Magda Martins (Ciclismo) venceram os prémios “Jovem Revelação”, tendo sido finalistas José Santos (Xadrez, Clube Xadrez EJM), Sasha Pindrys (Kickboxing, Vitória Sport Clube), Ana Silva (Basquetebol, Vitória Sport Clube), Francisca Jorge (Ténis, Clube de Ténis de Guimarães).
Pela primeira vez foi entregue um prémio ao Desporto Adaptado, com José Alberto Rocha a ser o atleta distinguido e com direito a uma bolsa de formação no valor de 2000 euros.
“Guimarães e o País depositam as maiores esperanças neste atleta, que é um trabalhador incansável e um atleta aplicado e valente.
“O José Alberto Rocha”, afirmou Humberto Santos, Presidente do Comité Paralímpico de Portugal, “é muito justamente considerado o representante máximo do Judo Adaptado em Portugal pela Associação Nacional do Desporto para Deficiência Intelectual. Guimarães e o País depositam as maiores esperanças neste atleta, que é um trabalhador incansável e um atleta aplicado e valente”.
Procurando reconhecer os talentos desportivos locais, em especial os mais jovens para os quais foram criadas Bolsas de Formação Desportiva para apoio no processo de formação e para os encorajar a permanecer no tecido desportivo local, a Gala do Desporto voltou a ser um êxito, destacando os agentes desportivos pelos méritos alcançados e pelo prestígio que concederam a Guimarães.
A Gala do Desporto contou a colaboração, além das entidades e grupos referidos e que participaram na cerimónia, do estilista vimaranense Rafael Freitas, Paula Brás Cabeleireiro, Desportivo de Guimarães e Sportzone.
GALA DO DESPORTO | GUIMARÃES 2011
PRÉMIO HOMENAGEM
José Lobo (Dirigente Desportivo)
José de Freitas Castro Lobo
Fundador do Grupo Desportivo “Os Unidos do Cano” e impulsionador do atletismo em Guimarães.
Desempenhou praticamente todas as funções no clube (Presidente, jogador, treinador, roupeiro, etc.) e assumiu a organização de vários eventos.
Jogou futebol – tendo representado clubes como o FC Vizela e o CC Taipas – e foi campeão da Liga Atlântica por quatro vezes.
PRÉMIO CARREIRA
Carlos Ferreira (ex-Atleta internacional de Andebol)
Guarda-redes de andebol com 124 Internacionalizações e mais de vinte títulos conquistados
Vice-Campeão Europeu e Vice-Campeão da Taça Challenge, Carlos Ferreira foi Campeão Nacional por nove vezes, venceu seis edições da Taça de Portugal e quatro da Super-Taça.
Representou clubes como o Fermentões, Desportivo Francisco de Holanda, Sporting, Futebol Clube do Porto e ABC.
Vencedor do PRÉMIO JOVEM REVELAÇÃO MASCULINO
João Faria (16 anos, Râguebi, GRUFC)
Atleta do Grufc – Guimarães Rugby Union Football Clube, João Faria representa a Selecção Nacional de Sub-17 e participou no apuramento para o Campeonato da Europa de Rugby.
Vencedora do PRÉMIO JOVEM REVELAÇÃO FEMININO
Magda Martins (17 anos, Ciclismo – BTT, Vitória Sport Clube / Bikeworld)
Campeã Nacional de BTT – Cross Country e vencedora do Open de Espanha SuperPrestigio Massi, Magda Martins participou jogos Olímpicos da Juventude (Singapura) onde obteve foi 10ª na prova de BTT – Xco, 17ª em BMX e 21ª na prova de contra-relógio.
Com várias vitórias em provas regionais e nacionais, Magda Martins é também Campeã Inter-Regional de BTT Cross Country (Minho, Porto, Aveiro e Vila Real).
Vencedor do PRÉMIO ATLETA DO ANO MASCULINO
Paulo Mendes (19 anos, Atletismo, GD Unidos do Cano)
Campeão Nacional e Regional de Corrida em Montanha, Paulo Mendes é Vice-Campeão Regional de Corta-Mato curto venceu e Campeão Regional de Cort-Mato CLDE-Braga (desporto escolar). Venceu o 6º Grande Prémio de Atletismo de Roriz, o 30º Grande Prémio de Atletismo da “JUNI e foi quarto classificado na VIII S. Silvestre da Juventude.
Vencedora do PRÉMIO ATLETA DO ANO FEMININO
Andreia Gomes (16 anos, Natação, Vitória Sport Clube)
Campeã Nacional dos 400m, 800m e 1500m livres, Andreia Gomes detêm o recorde Nacional dos 200m livres na categoria Júnior. A atleta representa a Selecção Nacional e sagrou-se Campeã Regional de Estafetas (100 e 200m) e nos 1500m livres.
Prémio Desporto Adaptado
José Alberto Rocha (Judo, Clube Desportivo Cercigui)
Primeiro representante português na modalidade de Judo Adaptado em competições internacionais, tendo José Rocha conquistou um 3º lugar nos Global Games e a primeira medalha portuguesa, de bronze, no Campeonato da Europa de Judo. Campeão Nacional (em 2009 e 2010) está pré-seleccionado para representar a Selecção Nacional nos Jogos Paraolímpicos de Londres.
PRÉMIOS DE MÉRITO DESPORTIVO
Clubes e atletas de Guimarães que conquistaram títulos regionais, nacionais e internacionais
Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech