Início Temas Cultura Cantica Symphonia estreia em Portugal com actuação no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

Cantica Symphonia estreia em Portugal com actuação no Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim

0

Depois da conferência de abertura com Rui Vieira Nery, o 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim irá apresentar, em estreia nacional, o agrupamento vocal e instrumental Cantica Symphonia. O concerto irá realizar-se no sábado, 9 de Julho, na Igreja Matriz, às 21h45.

Sob a direcção musical de Giuseppe Maletto, o grupo é composto por Laura Fabris, Alena Dantcheva, Francesca Cassinari (sopranos); Gianluca Ferrarini e Giuseppe Maletto (tenores); Marco Scavazza e Massimo Altieri (barítonos); Guido Magnano (órgão); Svetlana Fomina e Efix Puleo (vielas); Mauro Morini e David Yacus (trombe da tirarsi e trombones).

O agrupamento vocal e instrumental Cantica Symphonia foi fundado em 1995 por iniciativa de Giuseppe Maletto e Svetlana Fomina. Dedica-se ao repertório polifónico da segunda metade do século XIV ao início do século XVI. Tornou-se com o tempo num dos mais apreciados intérpre­tes daquela época. É composto por cantores e instrumentistas com uma consolidada experiência neste repertório. Na sua primeira visita a Por­tugal, com o programa “Ad modum tubae”, apresenta em concerto a Missa “Se la face ay pale” e diversos motetes de Guillaume Dufay.

 

Guillaume Dufay (ca.1397-1474)

– Motete Supremum est mortalibus [Para os mortais, o bem supremo é / a paz, o mais belo dom de Deus / em paz vigoram a força das leis / e a solidez da justiça / em paz o dia torna-se feliz e livre das opressões, / de noite o sono decorre tranquilo; / a paz ensinou à menina / a embelezar os cabelos doirados e a entrançá-los; / em paz regatos e pássaros cantam felizes (…) Ó santa paz, há tanto aguardada / tão doce e agradável aos mortais / sê eterna, sólida, sem ilusão (…) Para que aqueles que te trouxeram até nós, ó paz, / entrem na posse do reino eterno: / viva para sempre o nosso Papa Eugénio e o Rei Sigismundo! Amen. (…)]

– Missa Se la face ay pale: Kyrie [Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. (…)] (Ordinário da Missa)

– Missa Se la face ay pale: Gloria [Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade (…)] (Ordinário da Missa)

– Motete Alma redemptoris mater [Venerável Mãe do Redentor / porta sempre aberta do céu / e estrela do mar / socorre os que caem / levanta o povo que sofre / Tu que geraste, com espanto da natureza / O teu santo Criador: / Virgem, antes e depois, / que ouviste da boca de Gabriel ‘Ave’ / tem piedade de nós, pecadores. (…)]

– Missa Se la face ay pale: Credo [Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis (…)] (Ordinário da Missa)

– Motete Rite maiorem [Justamente cantemos Tiago Maior / Honra a suprema ordem celeste, ó fiéis. / Sempre te seja benigna a sorte, ó peregrino. (…) Que daqui em diante o viandante não tema a morte violenta, / Mas alcance a salvo a própria casa. (…) Socorre todas as pessoas e com o santo bastão / Afasta a guerra do nosso alcance / E mantém intacto Roberto! (…)]

– Missa Se la face ay pale: Sanctus [Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos (…)] (Ordinário da Missa)

– Missa Se la face ay pale: Agnus Dei [Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós (…) dai-nos a paz (…)] (Ordinário da Missa)

– Motete Nuper rosarum flores [Há pouco, grinaldas de rosas / graças ao Pontífice, / apesar do severo Inverno / embelezaram para sempre / o templo grandioso / dedicado pia e santamente / a Ti, Virgem celeste. / Hoje, Eugénio, / vigário de Jesus Cristo, / sucessor de Pedro, / este mesmo vastíssimo templo / com as suas mãos sagradas / e com os santos óleos / achou por bem consagrar. (…) O teu povo de Florença / devoto, implora, / puro de espírito e corpo, / pela tua intercessão / e por mérito da crucifixão / do teu Filho carnal / merecimentos de receber / os agradáveis dons / do seu Pai / e o perdão dos pecados. / Amen. (…)]

 

Consulte, no portal municipal, o programa da 33ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim que irá decorrer até 30 de Julho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui