Depois da conferência de abertura com Rui Vieira Nery, o 33º Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim irá apresentar, em estreia nacional, o agrupamento vocal e instrumental Cantica Symphonia. O concerto irá realizar-se no sábado, 9 de Julho, na Igreja Matriz, às 21h45.
Sob a direcção musical de Giuseppe Maletto, o grupo é composto por Laura Fabris, Alena Dantcheva, Francesca Cassinari (sopranos); Gianluca Ferrarini e Giuseppe Maletto (tenores); Marco Scavazza e Massimo Altieri (barítonos); Guido Magnano (órgão); Svetlana Fomina e Efix Puleo (vielas); Mauro Morini e David Yacus (trombe da tirarsi e trombones).
O agrupamento vocal e instrumental Cantica Symphonia foi fundado em 1995 por iniciativa de Giuseppe Maletto e Svetlana Fomina. Dedica-se ao repertório polifónico da segunda metade do século XIV ao início do século XVI. Tornou-se com o tempo num dos mais apreciados intérpretes daquela época. É composto por cantores e instrumentistas com uma consolidada experiência neste repertório. Na sua primeira visita a Portugal, com o programa “Ad modum tubae”, apresenta em concerto a Missa “Se la face ay pale” e diversos motetes de Guillaume Dufay.
Guillaume Dufay (ca.1397-1474)
– Motete Supremum est mortalibus [Para os mortais, o bem supremo é / a paz, o mais belo dom de Deus / em paz vigoram a força das leis / e a solidez da justiça / em paz o dia torna-se feliz e livre das opressões, / de noite o sono decorre tranquilo; / a paz ensinou à menina / a embelezar os cabelos doirados e a entrançá-los; / em paz regatos e pássaros cantam felizes (…) Ó santa paz, há tanto aguardada / tão doce e agradável aos mortais / sê eterna, sólida, sem ilusão (…) Para que aqueles que te trouxeram até nós, ó paz, / entrem na posse do reino eterno: / viva para sempre o nosso Papa Eugénio e o Rei Sigismundo! Amen. (…)]
– Missa Se la face ay pale: Kyrie [Senhor, tende piedade de nós. Cristo, tende piedade de nós. (…)] (Ordinário da Missa)
– Missa Se la face ay pale: Gloria [Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade (…)] (Ordinário da Missa)
– Motete Alma redemptoris mater [Venerável Mãe do Redentor / porta sempre aberta do céu / e estrela do mar / socorre os que caem / levanta o povo que sofre / Tu que geraste, com espanto da natureza / O teu santo Criador: / Virgem, antes e depois, / que ouviste da boca de Gabriel ‘Ave’ / tem piedade de nós, pecadores. (…)]
– Missa Se la face ay pale: Credo [Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, Criador do Céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis (…)] (Ordinário da Missa)
– Motete Rite maiorem [Justamente cantemos Tiago Maior / Honra a suprema ordem celeste, ó fiéis. / Sempre te seja benigna a sorte, ó peregrino. (…) Que daqui em diante o viandante não tema a morte violenta, / Mas alcance a salvo a própria casa. (…) Socorre todas as pessoas e com o santo bastão / Afasta a guerra do nosso alcance / E mantém intacto Roberto! (…)]
– Missa Se la face ay pale: Sanctus [Santo, Santo, Santo, é o Senhor Deus dos Exércitos (…)] (Ordinário da Missa)
– Missa Se la face ay pale: Agnus Dei [Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós (…) dai-nos a paz (…)] (Ordinário da Missa)
– Motete Nuper rosarum flores [Há pouco, grinaldas de rosas / graças ao Pontífice, / apesar do severo Inverno / embelezaram para sempre / o templo grandioso / dedicado pia e santamente / a Ti, Virgem celeste. / Hoje, Eugénio, / vigário de Jesus Cristo, / sucessor de Pedro, / este mesmo vastíssimo templo / com as suas mãos sagradas / e com os santos óleos / achou por bem consagrar. (…) O teu povo de Florença / devoto, implora, / puro de espírito e corpo, / pela tua intercessão / e por mérito da crucifixão / do teu Filho carnal / merecimentos de receber / os agradáveis dons / do seu Pai / e o perdão dos pecados. / Amen. (…)]
Consulte, no portal municipal, o programa da 33ª edição do Festival Internacional de Música da Póvoa de Varzim que irá decorrer até 30 de Julho.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech