Num projeto promovido pela Câmara Municipal de Santo Tirso arrancou ontem, segunda-feira, dia 4 de julho, o Programa de Ocupação de Jovens (OJ) 2011, vocacionado para a vigilância florestal.
No programa “Vigiar para Preservar” participam 300 jovens (com idades compreendidas entre os 16 aos 25 anos de idade e residentes no concelho de Santo Tirso) que irão ocupar o seu tempo livre de uma forma saudável e ativa, promovendo simultaneamente a preservação do património natural, a cooperação com os agentes de proteção civil e autoridades policiais do concelho e a identificação das áreas de maior probabilidade de incêndio para assim melhor detetarem e alertarem para os incêndios florestais.
Os jovens estão distribuídos por três postos de vigilância do concelho, nomeadamente em Santo André (Freguesia de Vila das Aves), Monte do Padrão (Freguesia de Monte Córdova) e Agrela (Freguesia de Agrela), locais que pela sua localização geográfica são fundamentais para vigilância e/ou deteção de incêndios florestais.
Estas equipas de jovens serão coordenadas pelos monitores que constituem a Rede Secundária de Vigilância existente no Concelho de Santo Tirso no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios (DFCI).
Tanto os monitores como os jovens vigilantes participaram, ainda em Junho, em várias ações de formação e sensibilização (foto) com a presença das corporações dos bombeiros voluntários do município e das forças de segurança.
2011 é o Ano Internacional das Florestas, pelo que a participação destes jovens constitui uma mais valia para a Defesa da Floresta Contra Incêndios.
Se precisa de empresa de email marketing pode ver a Livetech