Lamego, Sociedade

Arte em barro vermelho de Fandino presente na maior mostra de artesanato – Lamego

O artesão Alexandre Fandino foi o “embaixador” do Município de Lamego na Feira Internacional de Artesanato que mais uma vez decorreu nas instalações da FIL em Lisboa. Apresentando magníficos trabalhos em barro vermelho, entre os quais assumem especial protagonismo os presépios e os santos populares, Fandino ocupou um espaço próprio na principal mostra de produtos tradicionais organizada no nosso país.

O labor da arte de Alexandre Fandino já conquistou prestígio e reconhecimento nacional e internacional. Neste momento, alguns presépios concebidos pelas suas mãos fazem parte da colecção particular de Maria Cavaco Silva, inspirados nas variações pictóricas do Douro. A ligação do artista com o barro é “inata”: “É desejo de dar e de tudo querer alcançar, querendo melhorar cada criação. Actuo no espaço do artesanato, numa perspectiva cultural, criativa e inovadora, baseando-me principalmente na arte sacra. Apresento também uma grande diversidade como figuras típicas nacionais (Caretos\Máscaras) e variedades alusivas ao Douro”.

Durante a sua participação na Feira Internacional de Artesanato, Alexandre Fandino recebeu a visita de Manuel Coutinho, Vereador da autarquia de Lamego, e de Teresa Santos, deputada à Assembleia da República pelo Circulo Eleitoral de Viseu. Recorde-se que este artista lamecense já foi distinguido, em 2008, com o Prémio Anim’Arte, na categoria Produção-Escultura, tendo em conta a sua “evolução técnica e a procura de novas fórmulas”.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *