Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Praia Fluvial de Verim recebeu Bandeira de Praia Acessível – Póvoa de Lanhoso

A Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso recebeu a Bandeira de Praia Acessível para a Praia Fluvial de Verim, o que significa que dispõe de todas as condições para ser utilizada por pessoas portadoras de deficiência/mobilidade reduzida.

A entrega decorreu depois de uma vistoria efectuada pela ARH, com vista a confirmar o cumprimento dos requisitos exigidos.Portadora de deficiência motora, Alexandrina Oliveira, também esteve na inspecção, representando todos aqueles que, a partir de agora, podem passar a desfrutar com mais conforto daquele espaço balnear, banhado pelas águas do Rio Cávado e grandemente frequentado em dias de calor. “Achei espectacular, porque não é todos os dias que encontramos uma praia que tenha condições para receber pessoas com deficiência”, referiu a jovem que testou algumas das infra-estruturas criadas. “Temos condições para levar o carro muito próximo da água”, salientou.

Após receber a Bandeira, a Vereadora da Câmara Municipal, Fátima Moreira, salientou a continuidade da autarquia em propostas que visam a inclusão deste tipo de público. “No ano passado, abrimos formalmente o serviço de intermediação e mediação para deficientes, o que também foi um passo importante e é um serviço que já beneficia muitos dos utentes da Póvoa de Lanhoso. O hastear desta Bandeira, nesta praia, é mais um reforço na estratégia municipal que está atenta à necessidade de inclusão destas pessoas”.

A Vereadora responsável pela Acção Social e Turismo destacou ainda que a nova realidade facilita, de facto, a vida a todos, sem distinção.Na ocasião esteve ainda o Presidente da Junta de Freguesia de Verim, Carlos Sousa, que considerou que esta Bandeira é importante e que demonstra igualmente uma preocupação com um tipo específico de público. “Temos que ter em atenção as pessoas com dificuldade na sua locomoção e isso levou-nos a fazer esta candidatura”.Assistência a banhistas; acesso pedonal fácil; estacionamento com lugares reservados; acesso à zona de banhos de nível; sanitários acessíveis; posto de socorros acessível; bares e/ou restaurantes acessíveis estão entre os critérios exigidos para que uma praia receba esta designação.

A Praia Fluvial de Verim constitui-se como um dos atractivos turísticos da Póvoa de Lanhoso e já dispõe, para esta época balnear, de dois nadadores-salvadores.Com o Projecto Praia Acessível – Praia para Todos, iniciado em 2005, pretende-se que as zonas balneares identificadas no âmbito do Decreto-Lei n.º 135/2009 de 3 de Junho, reúnam um conjunto de condições que permitam o seu uso por pessoas portadoras de deficiência, sendo fruto de uma parceria entre o Instituto Nacional para a Reabilitação, as ARH, o INAG, o Turismo de Portugal e o Instituto de Emprego e Formação Profissional.

O crescimento do número de praias acessíveis tem sido notável, tornando as praias da zona Norte de Portugal um local mais justo e capaz de ser fruído por todos os banhistas. Em 2010 existiam 38 praias acessíveis.A entrega desta Bandeira à Praia Fluvial de Verim decorreu no dia 29 de Junho.

Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Uma iniciativa de louvar pela atenção que dedica aos cidadãos portadores de deficiência, facilitando-lhes o acesso a um local de lazer. Penso em concreto no aspecto relacionado com o estacionamento e penso no que vejo quando me desloco a qualquer umas das superficies comerciais da Póvoa de Lanhoso, com os lugares reservados a deficientes ocupados por carros de pessoas que sofrem de acentuada e aguda deficiência moral.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *