Lousã, Sociedade

Feira Anual de São João – Lousã

A Feira Anual de São João 2011, que teve lugar de 22 a 26 de Junho, confirmou os objectivos a que se propunha e reforçou, ainda mais, o estatuto de evento de referência na região.

 

Durante estes dias a Lousã mostrou uma dinâmica muito própria sendo de destacar a forte participação popular em todos os eventos que faziam parte do programa das festas.

 

Assim, a 22, 4ª feira, as Piscinas da Nossa Senhora da Piedade foram, mais uma vez, palco de um emotivo espectáculo de Fados de Coimbra pelo Grupo “Fado ao Centro”. Esta iniciativa que, por norma, marca o início dos Festejos Sanjoaninos, assume-se, cada vez mais, como um espectáculo de eleição, envolto em muita intimidade num cenário de extrema beleza.

 

No dia 23, 5ª feira, pelas 17h, teve lugar a inauguração da Mostra Comercial e Industrial do Concelho da Lousã.

 

Com a presença de 60 expositores, a Mostra Comercial e Industrial assumiu-se como uma montra do que melhor se faz no Concelho nas áreas do comércio, indústria e serviços.

 

Também no dia 23, as ruas da vila foram “invadidas” pelo desfile das marchas sanjoaninas. Com a presença de 9 marchas (8 de adultos e 1 de crianças), o desfile ficou marcado pela cor, brilho, alegria e originalidade de cada marcha e também pela presença de milhares de pessoas que, ao longo das diversas artérias, aplaudiram efusivamente o trabalho dos cerca de 500 marchantes.

No Parque Municipal de Exposições actuou a banda de baile Lousanense “Notas Soltas”.

 

Pela noite dentro, os já tradicionais arraiais populares, com muita música e sardinha assada foram a escolha de milhares de pessoas que, até altas horas, dançaram numa das noites mais longas do ano no Concelho.

 

No dia 24, 6ª feira, Feriado Municipal, teve lugar a Sessão Solene do Dia do Município e de comemoração do Centenário do Feriado Municipal.

 

À noite, no palco instalado no Parque Municipal de Exposições, na denominada “Noite da Lousã”, os “Irmãos dos Blues”, “Rockosfera”, “Crash”, “Senso Comum”, “Ramiro Simões”, “Críticos de Ontem” e “Ponto e Vírgula” demonstraram a força e dinamismo da música Lousanense e dos excelentes interpretes que o Concelho tem.

 

No Sábado, dia 25, a Pousada de Juventude acolheu diversos ateliers no âmbito do Projecto “Artes para Todos”, que marca o encerramento do Projecto “Lousã, Destino de Turismo Acessível”.

 

Pelas, 23h, o recinto de espectáculos junto ao Parque de Exposições lotou para um concerto que se revelou uma viagem ao passado recente com a interpretação de grandes sucessos de duas bandas de referência, os “Pólo Norte” e os “Delfins”.

 

Os seus vocalistas, Miguel Gameiro e Miguel Ângelo, proporcionaram um concerto marcante que foi do agrado geral.

 

No dia 26, Domingo, actuou, no mesmo local, um dos maiores cantores populares Portugueses, José Malhoa.

 

Com uma nova enchente que voltou a lotar o recinto, José Malhoa, apresentou os seus grandes sucessos num espectáculo marcado por muita cor e dinamismo.

 

Para Luís Antunes, Vereador responsável pelo evento, “este é um evento marcante e que foi, a vários níveis, um verdadeiro sucesso, nomeadamente, ao nível da adesão do público nas diversas iniciativas que constavam do programa e também no forte envolvimento dos Lousanenses. Entendemos que este evento reforça a afirmação do Concelho e do orgulho de Ser Lousanense.”

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *