Reguengos de Monsaraz, Sociedade

Plano de Acção da Rede Social de Reguengos de Monsaraz vai promover o combate à pobreza e exclusão social

O Conselho Local de Acção Social da Rede Social de Reguengos de Monsaraz aprovou por unanimidade o Plano de Acção 2011, um dos principais instrumentos de actuação ao nível da intervenção social no concelho. A reunião plenária teve a participação de duas dezenas de entidades das áreas da educação, emprego, saúde, poder local, acção social e desenvolvimento local. 

O Plano de Acção pretende dar resposta aos problemas diagnosticados nas áreas do emprego, educação e formação profissional, idosos e saúde, novas pobrezas, etnia cigana e habitação, cultura, participação social e ambiente. As prioridades de intervenção definidas visam combater a pobreza e a exclusão social, melhorar as condições de vida das famílias desprotegidas e promover o movimento solidário, cívico e de cidadania. 

O documento estratégico para este ano foi elaborado com o envolvimento de todos os parceiros da Rede Social e é constituído por um conjunto de actividades enquadradas nas áreas prioritárias, como por exemplo na área do emprego a realização de sessões de divulgação de medidas sociais e de emprego existentes, ou no âmbito da educação a organização de cursos de alfabetização dirigidos à população adulta sem nível de escolaridade. 

Na área do apoio à terceira idade, o Conselho Local de Acção Social vai desenvolver actividades de promoção da auto-estima para os idosos institucionalizados, e no que diz respeito à etnia cigana haverá acções de educação para o consumo dirigidas à população escolar e cursos de aprendizagem para a melhoria das competências pessoais e sociais que se vão destinar às mulheres de etnia cigana e/ou beneficiárias de RSI. 

De referir que o Plano de Acção prevê ainda a organização do “Reguengos Jovem”, um evento dirigido aos jovens que terá actividades lúdicas, desportivas, culturais e workshops sobre associativismo juvenil e voluntariado jovem, e também o encontro de IPSS do concelho para os técnicos e dirigentes, com o objectivo de debater formas de articulação, problemáticas comuns e metodologias de trabalho.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *