Cultura, Estremoz

Exposição “os meus bonecos de Estremoz” na galeria municipal D. Dinis

No próximo dia 1 de Julho, pelas 18h00, na Galeria Municipal D. Dinis, irá ser inaugurada a exposição “Os meus bonecos de Estremoz” de Noémia Cruz.

Nesta exposição a escultora Noémia Cruz, reinventa os Bonecos de Estremoz, aplicando na sua modelação uma estética muito própria. É marcada por uma sexualidade expressiva e por questões de género que se reconfiguram e aprofundam na visão contemporânea destes Bonecos tradicionais. Noémia Cruz desafiou as Irmãs Flores, barristas locais, criadoras de bonecos de Estremoz segundo as práticas e estética tradicionais, a juntarem-se a ela, construindo um diálogo entre duas perspectivas muito distintas sobre um mesmo objecto e as mitologias nele contidas, entre o artesanato tradicional e a criação contemporânea.

Noémia Cruz nasceu em 1948 em Santana da Serra, Ourique.  Em 1980 concluiu a licenciatura em Escultura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Exerce actividade docente no ensino básico, desde 1976, em Artes Visuais. Entre 1980 e 1998 trabalhou com o escultor Jorge Vieira em projectos de escultura, com especial destaque nas técnicas de terracota e engobes.

Participou em exposições colectivas desde 1977 e expõe individualmente desde 1987, encontrando-se representada, a nível nacional, em colecções públicas e privadas.

Esta iniciativa estará patente até ao dia 28 de Agosto, sendo uma organização da Câmara Municipal de Estremoz, através do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *