A Câmara Municipal de Vale de Cambra, o Clube Rotário de Vale de Cambra e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra assinaram ontem, 27 de Junho, um acordo de cooperação que tem como objectivo articular esforços para garantir o transporte de idosos em situação de dependência, para estruturas e serviços de saúde. Em representação das entidades envolvidas estiveram: o Presidente da Câmara Municipal, José Bastos, o Presidente do Conselho Director do Clube Rotário de Vale de Cambra, Fernando Bastos de Silva e o Presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, António Augusto Almeida.
Cientes de que a população idosa é um dos grupos populacionais mais expostos e vulneráveis a situações de pobreza e exclusão social, a Câmara Municipal, o Clube Rotário e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários uniram-se para desenvolver laços de cooperação que permitam contribuir para elevação dos níveis de conforto dessa camada populacional que esteja em maior vulnerabilidade social.
A formalização das principais linhas orientadoras do acordo foram registadas através da assinatura de protocolo, cujo objectivo é aproveitar sinergias recíprocas para que – juntas – levem mais qualidade de vida a quem precisa elevando os níveis de conforto e bem – estar dos idosos do Município de Vale de Cambra, facilitando o seu acesso a cuidados de saúde em serviço gratuito de ambulância.
Para a concretização do trabalho, o Clube Rotário de Vale de Cambra disponibiliza um apoio de 2 mil euros e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vale de Cambra assegura o transporte de idosos para serviços e estruturas de saúde nas suas ambulâncias, num total de 4.166 Km .
À Câmara Municipal de Vale de Cambra compete assegurar o apoio técnico no que se refere à avaliação das condições económico-sociais dos beneficiários.
Os benefícios previstos no âmbito do acordo de cooperação destinam-se assim a idosos em situação de dependência, integrados em contextos social e economicamente desfavorecidos, residentes em Vale de Cambra.
Trata-se assim de mais uma medida de apoio social implementada no Município de Vale de Cambra e que, tal como referiu o Presidente da Câmara Municipal, eng.º José Bastos, “pretende sobretudo, colmatar uma necessidade grave que é sentida pelos idosos que acumulam situações de desfavorecimento em diversos domínios, nomeadamente a nível económico, devido aos baixos rendimentos que usufruem, das precárias condições de acesso a cuidados de saúde, bem como de condições de alojamento ou detenção de bens ou equipamentos que possibilitem algum nível de conforto e que, muitas vezes, lhes são inacessíveis. Esperamos todos, em conjugação de esforços, contribuir para que a vida destas pessoas melhore”.

