Guimarães, Sociedade

Prémios do II Concurso de Espantalhos da Horta Pedagógica – Guimarães

A entrega dos prémios relativos ao II Concurso de Espantalhos decorreu no dia 17 de Junho de 2011, pelas 15h, na Horta Pedagógica de Guimarães.

Apesar da adesão ao concurso ter sido inferior à do ano anterior, nomeadamente 23 concorrentes em contraposição com os 50 concorrentes de 2010, as duas categorias participantes estiveram em peso na atribuição dos prémios.

Antes da atribuição dos prémios, o Sr. Vereador do Departamento de Serviços Urbanos e Ambiente, Amadeu Portilha, referiu a importância daquele espaço na cidade e os benefícios para os seus habitantes, salientando a necessidade de cuidar dos mesmos para que “todos se possam orgulhar”.

Na categoria de “Utilizadores” da Horta Pedagógica, os três primeiros prémios foram atribuídos a Gonçalo Almeida, Maria Conceição Teixeira e José Matias Costa, respectivamente.

Já  na categoria de “Escolas, Associações e Particulares”, o 1º Prémio foi para a EB1/JI de Arosa, o 2º Prémio para o Colégio do Ave e o 3º Prémio para o Patronato de S. Sebastião.

Na escolha dos vencedores foram valorizados aspectos como a diversidade de materiais, o sentido estético e a prática da reciclagem. Os prémios atribuídos foram livros relacionados com a temática das Hortas Pedagógicas que permitirão certamente aprofundar o tema e assumir-se como uma ferramenta prática no dia-a-dia do cultivo dos canteiros.

A entrega dos prémios contou com a presença de todos os membros do Júri, assim como do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Guimarães, Dr. António Magalhães, que mencionou a grande adesão dos vimaranenses à Horta Pedagógica e a aproximação à data de conclusão das obras da 2ª fase/alargamento da mesma, salientando que há actualmente mais candidatos à atribuição de canteiros do que a capacidade da Horta de absorver tantos utilizadores.

O II Concurso de Espantalhos atingiu o objectivo de inserir uma lógica de ocupação, de dinamismo e de ócio na Horta Pedagógica, abrindo à restante sociedade, unindo gerações e tradições com a arte no mundo rural e incentivando à participação de Escolas e Associações Vimaranenses.

O Concurso dá agora lugar à exposição de espantalhos, denominada “Horta Espantada”, que permanecerá durante o período de Verão até Outubro, coincidindo com o início de funcionamento da II fase da Horta Pedagógica, alargada para o dobro do espaço.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *