Início Évora Évora Évora homenageia cidadãos e instituições

Évora homenageia cidadãos e instituições

0

Os cidadãos António Marreiros, Maria do Céu Caeiro Rosado da Fonseca e João Rosado da Fonseca e o Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo” vão ser homenageados pela Câmara Municipal de Évora com a atribuição das Medalhas de Mérito Municipal – Classe Prata, na habitual cerimónia do Dia de S. Pedro, feriado municipal. O jovem Dárcio Filipe Jacob de Sousa será também distinguido com a atribuição da Bolsa por Mérito Académico.

A Cerimónia de Homenagem a Instituições e Cidadãos terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho, a partir das 11h00, sendo abrilhantada pela Banda Filarmónica “Liberalitas Julia”.

António Maria Gordicho Marreiros

Nascido em Évora, em 1966, António Maria Gordicho Marreiros foi um reconhecido árbitro internacional de andebol. Inicia a prática deste deporto aos 12 anos e aos 16 adquire o curso de árbitro, tendo vindo, na idade adulta, a tornar-se uma das grandes figuras da arbitragem nacional e internacional do andebol, cuja estima e consideração ainda hoje ecoam, apesar da sua retirada do meio desportivo, há cerca de cinco anos.

Maria do Céu Caeiro Rosado da Fonseca e João Rosado da Fonseca

Ao decidir criar a sua própria empresa na área da saúde, o casal Maria do Céu e João Rosado da Fonseca abre em Setembro de 1992 a CDI – Clínica de Diagnóstico pela Imagem, L.da.

Ambos eborenses, e nascidos em 1953, Maria do Céu licenciada em Medicina e especialista de Radiologia, e João Rosado da Fonseca Técnico de Radiologia e pós-graduado em Administração e Ensino, já antes haviam participado na criação de outra empresa similar, o CRX, tendo ainda trabalhado noutras clínicas da cidade.

Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo”

O Rancho Folclórico “Flor do Alto Alentejo” define-se como um grupo que ao fim de 30 anos continua a tentar preservar o folclore, a cultura, os costumes e as tradições do Alentejo. Criado a 26 de Abril de 1981, a partir de uma festa de Natal do Hospital do Espírito Santo de Évora, está legalizado como associação desde 2004 e actualmente tem 50 elementos e perto de 140 sócios.

Arlindo Ferreira e a esposa, Fátima Ferreira, Antónia Leal, Margarida Marreiros, Eduíno, Baltazar, Maria do Rosário Santos e António José Santos foram os seus fundadores, e as danças que compuseram as primeiras actuações são as que ainda hoje identificam o grupo e o fazem ser aplaudido nas suas deslocações por todo o país: as chotiças, as saias e os puladinhos.

Bolsa por Mérito Académico

Entretanto, um júri designado para o efeito decidiu conceder a Bolsa por Mérito Académico 2011 – galardão atribuído pela Câmara Municipal de Évora desde 2009 – a Dárcio Filipe Jacob de Sousa, de 24 anos de idade, residente em Évora, Mestre em Biologia da Conservação pela Universidade de Évora, devido ao seu trabalho de Tese de Mestrado “Padrões de deslocação e actividade diária do barbo-comum (Barbus bocagei, Steindacher 1985), num curso de água Mediterrânico de tipo intermitente” (…).

Leilão do “Pig Parade”

Outro dos destaques do programa das Festas Populares da Cidade – Feira de S. João, para o dia de S. Pedro, é o leilão dos porcos decorados do Pig Parade, cujo valor final apurado reverterá a favor da APPACDM de Évora.

Este leilão original, cujo valor base de cada peça em fibra de vidro é de 150 euros, decorrerá na Horta das Laranjeiras, a partir das 18h30. Meia hora antes, o Palácio D. Manuel recebe a cerimónia da entrega de Prémios do V Concurso Engarrafados do Alentejo, enquanto às 21h30 terá início a tradicional Corrida de S. Pedro.

De resto, o programa da Feira de S. João para este dia contempla ainda espectáculos musicais, de dança, actividades desportivas e infantis.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui