Cantanhede, Sociedade

Estão abertas as inscrições para “Guardião da Floresta 2011” – Cantenhede

Está a decorrer até ao próximo dia 15 de Setembro o período de inscrições para o programa de vigilância e prevenção florestal designado “Guardião da Floresta”. Esta iniciativa de voluntariado é promovida pelo Município de Cantanhede, através do Serviço Municipal de Protecção Civil, Recursos Naturais e Trânsito, com o apoio do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira e do Instituto Português da Juventude.

Podem participar na actividade pessoas com idades compreendidas entre os 16 e 50 anos de idade, que para o efeito devem formalizar a sua inscrição junto do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Cantanhede, através do endereço electrónico gtf@cm-cantanhede.pt, ou ainda através dos números de telefone 231 410 118 ou 231 410 123.

Cada voluntário terá  direito a seguro de acidentes pessoais, equipamento de vigilância, formação específica especialmente direccionada para cartografia, aspectos relacionados com vigilância e detecção de incêndios florestais, e outras situações de emergência no âmbito da Protecção Civil.

A autarquia cantanhedense pretende assim alargar e melhorar a rede de voluntariado da Protecção Civil, contando para o efeito com o apoio do Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, que ao abrigo da sua política de responsabilidade social irá oferecer um pequeno lanche que ajudará os voluntários nesta tarefa.

O programa “Guardião da Floresta 2011” estará em curso de 1 de Julho a 30 de Setembro nas principais áreas florestais do concelho, e funcionará em períodos mínimos de cinco horas e trinta minutos diárias, das 12h00m às 17h30m. Nesse período, os grupos de voluntários serão acompanhados e coordenados por técnicos do Serviço Municipal de Protecção Civil, Recursos Naturais e Trânsito e farão a vigilância das florestas, fiscalização da limpeza e manutenção dos parques de merendas. Para além da vigilância, e no sentido de fomentar uma cultura de responsabilidade relativamente à salvaguarda dos recursos florestais, os voluntários irão informar e sensibilizar a população, procedendo à distribuição de folhetos informativos, com cuidados de segurança e conselhos práticos, sobre regras de comportamento a observar na floresta durante a época de Verão, e nos quais constam os números de telefone a que se deve recorrer em caso de emergência.

Cada grupo será  constituído por dois ou três elementos e terá como missão percorrer de bicicleta, trajectos pré-definidos pela organização, com particular incidência nas zonas de maior risco e histórico de incêndios, efectuando paragens em áreas de boa visibilidade.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *