Em Junho, celebram-se, por todo o país, os Santos Populares. Na Póvoa de Varzim, vive-se o São Pedro. O padroeiro dos poveiros é festejado com toda a dedicação numa diversidade de iniciativas que envolvem Município e munícipes.
Apesar do arranque das comemorações acontecer no sábado, 25 de Junho, com o FestiPóvoa, o auge das festividades é a 28 de Junho, naquela que é, sem dúvida, a noite mais longa e animada do ano para os poveiros, a Noitada de São Pedro. Até ao amanhecer, a música e a dança animam o espírito enquanto as sardinhas e o vinho confortam o estômago.
As solenidades religiosas das Festas de São Pedro cumprem-se no dia 29 com a celebração da Missa de São Pedro, às 11h00, na Igreja da Lapa, e a Procissão que, às 17h00, sai da Igreja Matriz e recolhe na Igreja da Lapa, incorporando os três Santos Populares: São Pedro, Santo António e São João. O itinerário a percorrer será o seguinte: Rua do Visconde de Azevedo, Praça do Almada, Praça da República, Rua da Junqueira, Rua dos Cafés, Rua da Alegria, Rua António Graça, Rua Elias Garcia, Avenida dos Banhos, Avenida dos Descobrimentos até à Igreja da Lapa.Às 15h00, haverá um concerto pela Banda de Música da Póvoa de Varzim, na Praça do Almada.
À noite, a partir das 22h00, o Estádio do Varzim acolhe o Espectáculo das Rusgas protagonizado pelos diferentes bairros que, rivalidades à parte, se unem numa actuação conjunta, a Marcha de São Pedro. Este espectáculo contará ainda, pela primeira vez, com a participação de uma rusga formada por componentes do MAPADI para mostrar a inclusão desta instituição nas festividades da cidade. Lançado do Alto Martim Vaz, o Espectáculo Piromusical encerra os festejos deste dia.