O projecto tem um título sugestivo – “Eu sou a história da minha cidade” – e lança um desafio particularmente interessante para quem gosta de conhecer sempre mais sobre a sua terra: a ideia é levar os munícipes ao encontro do património de S. João da Madeira, mas também de outras realidades culturais da Área Metropolitana do Porto.
Recentemente, decorreu mais uma iniciativa inserida nesse projecto que é posto em prática pelo Museu da Chapelaria. Depois da visita ao “Serralves em Festa”, no Porto, o grupo de participantes foi desafiado a descobrir e conhecer o património da sua cidade. Assim, no passado dia 18 de Junho, percorreram as ruas da cidade e desvendaram as histórias escondidas na calçada sanjoanina.
O percurso, que teve início no Museu da Chapelaria, incluiu visitas a diversos exemplares de arquitectura de Brasileiros e ao património industrial edificado, através do qual muitas histórias foram sendo contadas sobre o espírito empreendedor dos Sanjoanenses e sobre a evolução da cidade.
O objectivo deste tipo de acções é promover um sentimento de pertença e identificação com a cidade e com as suas histórias e vivências, estimulando as necessárias afectividades para com o património e as memórias identitárias sanjoanenses.
Os participantes tiveram ainda oportunidade de registar fotograficamente todo o percurso, guardando para sempre as imagens desse dia, iniciativa que só foi possível graças à colaboração de Carlos Santos Fotografia, que gentilmente cedeu o material fotográfico necessário e a quem o Museu da Chapelaria muito agradece.
Se precisa de criação de lojas online pode ver a Livetech