O diagnóstico da Agenda 21 Local do concelho de Reguengos de Monsaraz vai ser apresentado num fórum participativo que decorre no sábado, dia 18 de Junho, pelas 21h30, no Auditório Municipal de Reguengos de Monsaraz. Integrado neste fórum realiza-se um espectáculo de stand-up comedy com Jorge Serafim.
A Agenda 21 Local de Reguengos de Monsaraz consiste num processo estratégico no qual a autarquia trabalha em parceria com os demais actores locais (população, empresas, associações, entre outros), tendo em vista a elaboração de um plano de acção para o desenvolvimento sustentável do concelho. Este plano deverá reflectir-se no aumento da qualidade de vida dos habitantes do concelho, bem como das suas gerações futuras.
Assim, a Agenda 21 Local pretende tornar a economia local mais forte e competitiva, obter comunidades socialmente mais justas, solidárias e integradoras, proteger e valorizar o património natural e incrementar as aptidões cívicas e de governação local. O diagnóstico que vai ser apresentado no sábado vai abordar temáticas como o ordenamento do território/gestão urbana, ambiente/biofísico, sociocultural e economia.
O desenvolvimento sustentável que se pretende para Reguengos de Monsaraz deverá ter em atenção os recursos hídricos e a Barragem de Alqueva, a fauna e a flora, a Reserva Ecológica Nacional e a Reserva Agrícola Nacional, a caracterização urbanística, o ambiente urbano, o parque habitacional, as acessibilidades e a mobilidade. O documento deverá também avaliar o quadro produtivo e o tecido empresarial, o emprego/desemprego, a agricultura, o turismo, a energia, a população residente e a sua estrutura etária, educação, saúde, acção social, património cultural, desporto, cultura e lazer.
Jorge Serafim, poeta, humorista e contador de histórias vai actuar durante o fórum participativo. Um espectáculo de stand-up comedy em que este alentejano promete muitas gargalhadas ao contar as suas histórias, apostando no estilo antigo, de uma forma intimista, para que assim se possa extrair toda a magia dos seus contos.