Com a intenção de colaborar na formação de quadros técnicos superiores residentes na área geográfica do Concelho da Trofa, contribuindo assim, para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural, a Câmara Municipal da Trofa atribui, a cada ano letivo, Bolsas de Estudo a alunos que frequentam o ensino Superior.
Este ano, a entrega das Bolsas de Estudo decorreu ontem, quarta-feira, 15 de junho de 2011, nos Paços do Concelho, numa sessão em que a Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Joana Lima e a Vereadora da Educação, Teresa Fernandes receberam os alunos bolseiros e entregaram pessoalmente a respetiva bolsa, aproveitando a ocasião para deixar também umas palavras de incentivo para o futuro.
Assim, foram entregues dez bolsas de estudo a cinco estudantes que iniciaram a sua formação superior neste ano letivo 2010/2011 e outras cinco a outros tantos jovens que estão a receber a sua respetiva bolsa de estudo em regime de continuidade.
Para a Presidente da Autarquia Trofense, “esta atribuição de Bolsas é uma iniciativa muito importante pois permite apoiar a continuação dos estudos, podendo por esta forma, reduzir as desigualdades sociais que impedem ou dificultam os jovens com carências económicas a frequentar este nível de ensino”.
Em conversa com os alunos que receberam hoje, as suas Bolsas, a Presidente da Câmara Municipal referiu ainda que, “ao apoiar aqueles que mais precisam, a Autarquia está a facultar a todos um conjunto de oportunidades que, de outro modo, não seriam possíveis. E está também a investir no futuro da nossa terra, por isso, esperamos que um dia, também estes alunos possam contribuir para o desenvolvimento da nossa comunidade”.
Esta medida abrange os jovens residentes no concelho da Trofa, que não possuam, por si só ou através do agregado familiar em que se integram, um rendimento mensal per capita superior ao salário mínimo nacional, que tenham ingressado no ensino superior com média superior a 14 valores e nas bolsas de continuidade, que tenham obtido aproveitamento escolar, no ano anterior.
As Bolsas de Estudo são atribuídas a cada ano letivo, de Outubro a Julho, e correspondem à quantia mensal de um terço do valor estabelecido para o salário mínimo a cada ano civil.
Refira-se que a Educação tem sido uma aposta estratégica da gestão camarária do atual Executivo Municipal que considera que “estas bolsas de estudo são uma aposta na juventude, funcionando também como um incentivo e um prémio pelos bons resultados escolares, e constituindo essencialmente um investimento no futuro do concelho”.
Se precisa de Empresa de desenvolvimento de web pode ver a Livetech