A primeira edição do Festival Itinerante de Artes da Trofa, que está a decorrer no Concelho desde o passado dia 26 de abril, chega ao fim no próximo sábado, 18 de junho, com a estreia da Companhia de Teatro da Trofa.
Nesta data, a recém-criada Companhia de Teatro da Trofa sobe ao palco pela primeira vez, para apresentar uma adaptação para teatro da obra “A Floresta” de Sophia de Mello Breyner Andersen, na Casa da Cultura da Trofa, pelas 21h30.
Este espetáculo de Teatro marca o encerramento do FIAT, mas assinala também as comemorações na Trofa do Ano Internacional da Floresta (2011).
Termina assim, este Festival que levou a cultura e as artes a todas as freguesias da Trofa, nas últimas oito semanas, e que inclui um concurso de fotografia intitulado “Expressa-te, Floresta”, uma exposição fotográfica “4X4”, um ciclo de cinema, “Cinema & Ambiente”.
Na exposição de fotografia “4×4” estão retratados os quatro elementos da natureza, Água, Ar, Fogo e Terra. Além da exposição de fotografia o F.I.A.T. apresenta o Ciclo de Cinema “Cinema & Ambiente”.
Quer a exposição quer o ciclo de cinema, já percorreram as freguesias de S. Martinho de Bougado, S. Romão do Coronado, S. Mamede do Coronado, Covelas, Muro e Guidões envolvendo milhares de crianças das escolas locais.
Alvarelhos e Santiago de Bougado
E esta semana, de 13 a 18 de junho, o Festival está na Freguesia de Santiago de Bougado, onde a exposição fotográfica ficará patente na Casa da Cultura e as escolas que receberão o ciclo de cinema serão no dia 13 de junho, a EB1 de Bairros e no dia 14 de junho, pelas 9h00 a EB1 da Lagoa, pelas 16h00 a EB1 de Cidai, no dia 16 de junho, pelas 16h00 será a EB1 de Cedões.
Nesta atividade do Ciclo de Cinema “ Cinema & Ambiente” os filmes em exibição são Pocahontas, O Rei leão, Into the Wild, Safe, Die Wolke, Les Glaneurs et la Glaneuse, An Inconvenient Truth e The Happening.
Concurso de Fotografia “Expressa-te, Floresta”
Ao longo de todo o Festival Itinerante de Artes da Trofa está ainda a decorrer o Concurso de Fotografia, intitulado “Expressa-te, Floresta”. Este concurso procura promover o talento e a criatividade dos trofenses que gostam de fotografia.
Este concurso está aberto a toda a população, tendo como tema a Floresta. As fotografias a concurso devem ser acompanhadas por uma memória descritiva e entregues até ao dia 13 de junho na Casa da Cultura da Trofa. Os resultados serão anunciados no dia da sessão de encerramento do Festival, no dia 18 de junho, na Casa da Cultura e serão atribuídos prémios às três melhores fotografias.
O F.I.A.T. insere-se desta forma, na política de descentralização de eventos culturais que a Câmara Municipal da Trofa tem levado a cabo, promovendo, difundindo e divulgando manifestações artísticas de grande qualidade, e ao mesmo tempo descobrindo e revelando novos talentos, enquanto estimula o desenvolvimento de uma consciência crítica e criadora entre os participantes.
Melhores Cumprimentos
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech