Celorico de Basto, Sociedade

Santuário de Fátima recebeu peregrinos de Celorico de Basto

Mais de 4 mil Celoricenses deslocaram-se ao maior santuário de Portugal, no dia 11 de Junho.
Eram 6h00 da manhã quando se iniciaram as movimentações dos milhares de Celoricenses que se deslocaram em 90 autocarros e mostraram a força e a fé do concelho no maior santuário de Portugal, numa  organização conjunta da Câmara Municipal de Celorico de Basto e das 22 Juntas de Freguesia.
A deslocação ao santuário permitiu a muitos fiéis de Nossa Senhora de Fátima, o cumprimento das suas promessas e proporcionou momentos de confraternização entre as gentes das diferentes freguesias.
Cumpridas as promessas, os peregrinos de Celorico de Basto assistiram, na igreja da Santíssima Trindade, a uma missa presidida pelos Padres do concelho, Albano Costa e António Lima, onde estiveram presentes, o presidente da Câmara Municipal, Joaquim Mota e Silva, o presidente da Assembleia Municipal, António Marinho Gomes, vereadores do executivo municipal e todos os presidentes de junta de freguesia do concelho, entre outros peregrinos oriundos de vários pontos do país e do mundo.
Na visita ao santuário, o presidente da autarquia, Joaquim Mota e Silva, sublinhou, uma vez mais, o objectivo da iniciativa. “Pretendemos que este passeio motive a partilha, a amizade, a entreajuda e o convívio entre os habitantes de Celorico de Basto”.
Com cânticos e orações alusivas a Nossa Senhora, a cerimónia foi o ponto alto da visita ao Santuário, um local de culto que deixa a marca a quem o visita. “É reconfortante quando entramos neste local cheio de simbolismo e muita devoção. È um dos melhores locais para visitar, para rezar e ao mesmo tempo para conviver. Fátima é, definitivamente, um local de culto para todos nós, peregrinos”, referiu o autarca, Joaquim Mota e Silva, que não escondeu a comoção que o marca sempre que se desloca ao santuário.
Após a missa as pessoas dirigiram-se aos parques e abriram os farnéis, onde foi notória a confraternização entre as gentes e repartidas as muitas iguarias típicas do Minho.
A troca de petiscos entre todos marcou o convívio fraterno das pessoas de Celorico.
A animação não faltou e desta vez foi protagonizada pelas concertinas que proporcionaram o tradicional pezinho de dança.
Após horas de confraternização, os autocarros partiram de regresso a Celorico de Basto com as diferentes freguesias a fazerem paragens na viagem em pontos estratégicos.

Se precisa de Empresa design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *