As Piscinas Municipais de Cantanhede foram o local escolhido para a Final do Campeonato Nacional de Hóquei Subaquático, que se vai realizar nos próximos dias 18 e 19 de Junho.
Este equipamento desportivo foi escolhido por apresentar condições estruturais ideais para a prática desta modalidade desportiva a que se junta a sua localização privilegiada, que facilita a deslocação dos atletas das equipas participantes.
Organizado pela Comissão de Hóquei Subaquático (CHS) da Federação Portuguesa de Actividades Subaquáticas (FPAS), este torneio desportivo tem como objectivo dar continuidade ao trabalho de divulgação e desenvolvimento da modalidade em Portugal.
O Campeonato Nacional de Hóquei Subaquático contou já com a realização de cinco etapas, que integraram a realização de uma Taça de Portugal e respectivos Campeonatos Regionais, com o intuito de que os atletas dos clubes em competição conseguissem cumprir um plano de treinos intensivo com o objectivo principal de estarem aptos à participação no Campeonato do Mundo, que terá lugar na Holanda, em Julho.
No próximo fim-de-semana, em Cantanhede, estarão em competição nove equipas num conjunto de jogos que terão início no dia 18 de Julho, sábado, pelas 15.00 horas, prolongando-se até às 19.00 horas. No dia seguinte, as provas retomam as 9.00 horas e terminam às 13.00 horas.
Sobre o Hóquei Subaquático
A modalidade desportiva de hóquei subaquático foi inventada por Alain Blake em 1954, em Inglaterra, com o intuito de manter os mergulhadores ocupados durante o período de Inverno.
Ao longo dos anos, o hóquei subaquático, que inicialmente se designava “Octopush”, tem sido sujeito a várias modificações designadamente a nível de equipamento e número de jogadores.
Hoje em dia é praticado um pouco por toda a Europa com destaque para o Reino Unido, França e Holanda que são os países onde se encontra mais desenvolvido, mas também na África do Sul, Austrália, Nova Zelândia, Colômbia, Estados Unidos e Canadá.
Em Portugal, a modalidade tem vindo a desenvolver-se rapidamente, desde o seu surgimento oficial em 2007,aquando da criação do primeiro clube oficial de Hóquei Subaquático. Desde então o crescimento tem sido muito significativo havendo nove clubes a praticar em Portugal, designadamente o Clube de Natação da Amadora B, o Clube de Natação da Amadora A, o AquaCarca, o Hammer Sharks, o Instituto Superior Técnico, o Juvemaia, os White Sharks, o Gaiasub, e o Clube de Natação da Amadora C.
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech