Oliveira de Azeméis, Sociedade

15.º “Mercado à Moda Antiga” chegou ao fim – Oliveira de Azeméis

Mais uma edição do “Mercado à Moda Antiga” chegou ao fim. Mais de 1500 figurantes, 60 Associações e Instituições, mais de uma centena de tendas e tabernas e milhares de visitantes marcaram o fim-de-semana prolongado em Oliveira de Azeméis.  
 

O “Mercado à Moda Antiga” voltou a atrair milhares de visitantes a Oliveira de Azeméis. Durante o passado fim-de-semana prolongado, mais de 1500 figurantes, 60 Associações, Instituições e bandas recriaram os usos e costumes tradicionais. “É difícil calcularmos o número de visitantes, pois tratando-se de um evento ar livre e sem entradas fixas, tal número é-nos difícil definir”, afirma Ana Nadais Martins da secção cultural do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos, Associação sem fins lucrativos que desde a primeira edição organiza este evento cultural em parceria com a Câmara Municipal e UAC. Nelson Costa, da mesma entidade, acrescenta: “Todos os espectáculos tiveram grande adesão do público e, mais importante, notou-se uma interacção muito grande entre os grupos e o público em geral, cumprindo o nosso objectivo!” As próprias Associações participantes “registaram vendas muitas vezes superiores às expectativas”, muitas delas “esgotando logo cedo os produtos”. No mesmo fim-de-semana, diversos festivais e eventos decorreram ao mesmo tempo noutras freguesias e concelhos limítrofes. “Não sentimos qualquer redução de visitantes pelo facto de haver diversos eventos a decorrer em simultâneo; pelo contrário: podemos garantir que este foi a melhor edição de sempre em termos de adesão de visitantes, não só locais, mais também de várias cidades do país e do estrangeiro”.  

Este foi um fim-de-semana para recuar no tempo, partilhar experiências, dançar, cantar e conviver. O programa incluiu um festival de música tradicional, danças e cantares, bombos e gigantones, animação de rua e danças históricas, tasquinhas tradicionais. Mereceram destaque as actuações muito aplaudidas dos grupos Bardoada, Sarrafo, Com Tradição, Janizários, Os Chocalheiros, Fados da Faculdade de Medicina do Porto, Os Amarantinos, Pilhas Galinhas e um sem numero de ranchos folclóricos e de cantares tradicionais. Também não faltou um baile popular, onde o público foi convidado a aprender uns passos de dança tradicional, e o muito aplaudido concerto dos Flor-de-Lis. Durante os três dias do evento, “O campo na cidade” atraiu miúdos e graúdos nos passeios de cavalo, pónei e “burrito”, nos jogos tradicionais e na agricultura biológica.  A Biblioteca Municipal associou-se ao evento com uma peça de teatro sobre contos tradicionais e o Centro Lúdico com um atelier de construção de brinquedos tradicionais.  

O concurso da melhor tenda distinguiu quatro Instituições em ex-aequo:

– Associação de Pais das Escolas de Macinhata da Seixa

– Associação de Pais do Infantário da Santa Casa da Misericórdia

– Jardim de Infância do Cruzeiro, Santiago de Riba-Ul

– Grupo de Danças de S. Martinho da Gândara 
 
Diversos órgãos de informação noticiaram o evento, com directos transmitidos a partir do Mercado à Moda Antiga. RTP, SIC, Porto Canal e Agência Lusa foram alguns dos meios que destacaram o evento.

Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

1 comentário

  1. Andava á procura de noticias do evento no Google e encontrei esta. Foi maravilhoso!!! Espantoso!! Adorei!! Parabens aos organizadores

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *