A Câmara Municipal da Trofa promoveu no passado dia 8 de junho o colóquio sobre a temática “O Futuro do Leite”, no auditório da Junta de Freguesia de Santiago de Bougado.
Esta palestra procurou abranger um maior número de agricultores do Concelho e fazer uma abordagem global do Mercado leiteiro Mundial bem como a gestão económica das explorações e as perspetivas futuras.
A Autarquia Trofense, através do Pelouro do Ambiente e Espaços Urbanos, Serviço Médico Veterinário, convidou para este colóquio Tiago Teixeira, médico veterinário da Intervet Schering Plough Animal Care e Luís Figueiredo dos Serviços Veterinários Associados.
Perante uma plateia atenta a esta temática o orador Tiago Teixeira fez uma análise global do mercado leiteiro mundial onde abordou a macro-economia na produção animal – mercado leiteiro, os novos desafios dos profissionais na produção animal, a evolução do consumo de produtos lácteos, projeções do consumo mundial de leite, a evolução do preço do leite na União Europeia. Foi ainda abordado a temática de transformar as explorações agrícolas em verdadeiras empresas agrícolas, os novos desafios dos profissionais na produção animal.
Por seu lado, Luís Figueiredo, apresentou a gestão das explorações leiteiras a nível dos seus objetivos, a exploração enquanto unidade produtiva, como devem estabelecer prioridades, os custos de produção e as perspetivas futuras.
A Autarquia Trofense procura com este tipo de iniciativas apoiar a população local que vive da agricultura e pecuária conseguir um maior desenvolvimento da produção.
Este colóquio teve ainda a presença da Presidente da Câmara Municipal da Trofa, Dra. Joana Lima e do vereador do Pelouro do Ambiente, Assis Serra Neves que deram assim, conta da atenção que a Autarquia canaliza para a área da agricultura e da produção leiteira.
Na abertura do colóquio, a edil trofense “elogiou o trabalho feito no sector, até ao momento” mas lembrou também “a necessidade de encontrar novos caminhos nesta área da produção agrícola, consequência das alterações recentes em matéria de enquadramento económico e financeiro, a nível nacional e europeu”.
De salientar ainda, que a Edilidade Trofense tem ao dispor dos munícipes ligados à exploração agrícola e pecuária a médica veterinária para possíveis esclarecimentos.
Assim, na primeira quarta-feira de cada mês, entre as 14h00 e as 17h00, nas instalações do FIJE, na Rua Infante D. Henrique, edifício da Trofáguas, a médica veterinária está ao dispor para ouvir, apoiar e ajudar estes munícipes, dando apoio técnico veterinário com sugestões e resolução de problemas na área da pecuária e produção de géneros alimentícios de origem animal.
Se precisa de gestão de redes sociais pode ver a Livetech