“O álcool é a nossa (dos portugueses) droga, por excelência.” A afirmação foi feita por José Eduardo Pinto da Costa.
O médico e professor universitário esteve, na sede do Clube de Caçadores da Estela, onde, num tom humorístico, falou sobre o tema “(Con)viver com o álcool: do ventre ao túmulo”. Sobre a problemática de conviver com o álcool, foi advertindo para as consequências que a sua ingestão frequente e sem moderação pode causar no nosso organismo. “Sem informação não pode haver conhecimento e sem conhecer os malefícios e os benefícios de algo é difícil ter a conduta mais acertada”, alertou.
“O álcool dá prazer.” Pinto da Costa recorreu-se desta constatação generalizada na sociedade para explicar que não se trata de algo tão linear e que este comportamento tem várias contrapartidas, como a capacidade de metabolizar o álcool porque caso esta não seja feita como é necessário o álcool pode afectar o funcionamento do cérebro e causar outros danos. Para além disso, dependendo das circunstâncias em que é ingerido, o álcool influencia o comportamento humano e pode causar uma alteração brusca de comportamento, referiu, prevenindo que “durante a gravidez não se deve beber álcool pois se tal acontecer estamos a intoxicar a placenta”.
Para Pinto da Costa, a convivência com o álcool é “uma questão genética” e pode ser também “um problema cultural” que se pode tornar em algo “altamente prejudicial”.
José Macedo Vieira, Presidente da Câmara Municipal, esteve presente na conferência e expressou a admiração que tem por Pinto da Costa referindo que “é uma das pessoas que mais me marcou, enquanto professor, e prezo muito o espírito de independência por manifestar o seu pensamento livre”. “Gosto de vê-lo com essa vitalidade e congratulo-o pelo ensinamento que, de uma forma divertida, aqui nos deixou”, afirmou.
José Manuel Almeida, Presidente do Clube de Caçadores de Estela, entidade promotora da iniciativa que surge no âmbito das comemorações dos 841 anos da Estela, explicou que decidiram apresentar uma conferência como uma forma de fazer cultura e que não tiveram dúvidas em relação ao orador convidado, José Eduardo Pinto da Costa. A próxima proposta é um sarau cultural, no dia 16 de Junho, às 21h00.
No entanto, outras associações da freguesia levam a cabo diferentes actividades e no dia 10 de Junho, às 21h00, no salão do Grupo Desportivo Cultural e Recreativo Senhora do Ó, a Associação Cultural e Recreativa Estelense sobe ao palco com a peça “O Crime do Padre Amaro”, um espectáculo inspirado na obra de Eça de Queirós. No dia 12, a organização convida a população a participar no passeio de cicloturismo “Pedalar na Estela”, com partida às 10h00, no Jardim da Sede da Junta de Freguesia.
Se precisa de Empresa de web design pode ver a Livetech