Lamego, Sociedade

Parque Biológico da Serra das Meadas reabre com melhores condições para animais e visitantes em Lamego

  Em pleno coração da Serra das Meadas, deixando para trás o buliço da cidade de Lamego, ergue-se uma mancha florestal de 50 hectares de terreno completamente arborizada por dezenas de espécies. A quietude do silêncio é por vezes interrompida pelo grasnar dos gansos ou pelo piar dos faisões. De vez em quando, surge entre os arbustos um veado ou um muflão, enquanto que uma pequena vara de javalis continua calmamente a tomar o seu banho de lama. À partida, este pedaço de território é igual a tantos outros, mas uma inscrição que encima um grande pórtico situado numa das suas margens desmente esta aparência. Estamos no Parque Biológico da Serra das Meadas.

     Inaugurado a 5 de Junho de 2002, este espaço cedo se tornou no maior centro pedagógico ambiental da região e um dos mais importantes santuários de espécies animais e vegetais. Por aqui, já passaram muitos milhares de pessoas, sobretudo crianças e jovens, sensibilizadas para as problemáticas ambientais e ansiosas por contactar de perto com uma enorme variedade de animais. Entre os pinheiros e os carvalhos, que compõe a maior parte da floresta autóctone, é possível admirar gamos, cavalos, patos-reais, corujas do mato, perdizes, raposas e águias de asa redonda, entre muitos outros.

     Com o objectivo de dotar o Parque Biológico da Serra das Meadas de melhores condições de cativeiro e beneficiar o acolhimento aos visitantes, a Câmara Municipal de Lamego lançou, em 2010, mãos à obra e investiu cerca de 200 mil euros para garantir uma ampla requalificação deste espaço e obter a licença de funcionamento definitiva junto da Direcção-Geral de Veterinária. Logo na entrada principal é visível a transformação operada neste parque. Pela primeira vez, foi criado um Centro Biológico de Formação Ambiental, uma zona destinada ao acolhimento de sessões de educação ambiental, vocacionadas sobretudo para a comunidade escolar, e à apresentação de uma exposição permanente sobre temáticas ligadas à conservação ambiental. O espaço dispõe ainda de um gabinete técnico, instalações sanitárias para o público e um local de venda de material promocional do parque.

     As melhorias estendem-se, no entanto, a toda a área do Parque Biológico. Mais de 200 crianças do ensino pré-escolar e 1º ciclo do concelho de Lamego foram os primeiros visitantes a descobrir as mudanças introduzidas. Foram constituídos novos parques faunísticos e beneficiados os existentes, foi criado um parque de merendas, um centro de acolhimento, um pavilhão de serviços, um pavilhão para quarentena de animais e implementados novos percursos devidamente assinalados. Com a assessoria técnica do Parque Biológico de Gaia, a maior referência deste género de parques no nosso país, o equipamento situado na Serra das Meadas passou a acolher também novas boxes para equídeos e um picadeiro ao ar livre, para além de um novo núcleo de alojamento de aves de rapina, mantidas em cativeiro por falta de condições de devolução à natureza.

     Durante a cerimónia de reabertura do mais recente investimento concretizado no concelho de Lamego na área ambiental, Francisco Lopes, Presidente da autarquia, considerou que este centro será “uma referência no país e um equipamento de alta qualidade”. O autarca sublinha que, para além de assumir uma componente pedagógica, “será uma atracção turística, ambiental e patrimonial que merece bem uma visita”. “Não podíamos continuar a não cumprir as condições mínimas de acolhimento”, desejando assim que o local se torne um agente de desenvolvimento local e garanta uma maior consciencialização ambiental, em particular junto das gerações mais novas.

     Situado a escassos sete quilómetros da cidade de Lamego, a reabertura do Parque Biológico da Serra das Meadas, a 6 de Junho último, foi animada pela realização de um extenso programa de comemorações do Dia Mundial do Ambiente. As crianças participaram em diversas oficinas temáticas e eco-aulas e assistiram a uma palestra proferida por Nuno Oliveira, Director do Parque Biológico de Gaia.

     Aberto todos os dias de Abril a Setembro, entre as 10 e as 19 horas, e entre os meses de Outubro e Março, das 10h às 16h30, este equipamento renovado recebe visitas de grupos desde que marcadas com antecedência.

Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *