A Biblioteca Municipal da Marinha Grande procedeu ao tratamento técnico do espólio documental existente no Museu Joaquim Correia e que pertence ao escultor.
Este espólio é constituído por 585 documentos, que foram todos objecto de catalogação, classificação e etiquetagem, de acordo com as normas documentais aplicáveis.
Estes documentos constituem por si só uma base de dados autónoma, relativamente à da Biblioteca Municipal, mas pesquisável pelos interessados, através do nosso Módulo de Pesquisa Bibliográfica. Esta base foi concebida de modo a poder responder a um eventual aumento do espólio documental, dada a possibilidade de existência de novas remessas de documentos.
O Museu passa, assim, a dispor de uma nova valência ao serviço de estudantes ou investigadores em áreas ligadas à Arte.
O Museu Joaquim Correia, situado no Largo 5 de Outubro, na Marinha Grande, está instalado no Palácio Taibner de Morais e foi inaugurado pela Câmara Municipal em Dezembro de 1997.
O seu acervo integra obras do artista marinhense Joaquim Correia, constituído por bustos, estátuas em bronze e gesso, com e sem policromia, medalhas, desenhos e pinturas. Uma das suas obras mais emblemáticas é o Orfeu, estátua que se pode admirar no largo exterior ao Museu.