Cultura, Oliveira de Azeméis

15.º “Mercado à Moda Antiga” no próximo fim de semana em Oliveira de Azeméis

A 15ª edição do Mercado à Moda Antiga é um dos maiores eventos da Área Metropolitana do Porto na recriação dos usos e costumes tradicionais. A ter lugar em Oliveira de Azeméis, nos dias 10, 11 e 12, vai contar com a participação activa de centenas de associações, artesãos e voluntários. A iniciativa, uma organização da secção cultural do Grupo Recreativo, Associativo e Cultural de Cidacos (GRACC) em parceria com a Câmara Municipal de Oliveira de Azeméis e UAC, decorre no centro histórico da cidade, onde vão ser revividos os usos e costumes do final do século XIX e início do século XX, através do envolvimento das 19 freguesias do concelho.

 
É um fim-de-semana para recuar no tempo, partilhar experiências, dançar, cantar e conviver. O programa inclui um festival de música tradicional, danças e cantares, bombos e gigantones, animação de rua e danças históricas, tasquinhas tradicionais e um espaço dirigido às crianças.

 
Na sexta-feira destaca-se a presença animada do grupo Os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho, a encenação de contos tradicionais e o concerto do grupo Flor-de-Lis. No sábado, o grupo do Sarrafo, o baile popular e fados com o grupo de medicina do Porto vão encher o palco. No domingo, o teatro de rua e as danças e cantares tradicionais são o destaque do programa de animação.   

Ao longo do fim-de-semana, haverá também lugar aos jogos tradicionais, em que pais, avós e netos vão poder jogar ao pião, lencinho, vara ou fito, visitas à Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis e ainda artesãos ao vivo. “O campo na cidade” é outro ponto de visita obrigatória, com passeios de pónei e cavalo, para além de mercado rural.  

DESTAQUES: 
 
 

Grupo Os Chocalheiros de Vila Verde de Ficalho

Dia 10 – 16:00 – ao longo do evento

 
Os “Chocalheiros” de Vila Verde de Ficalho estão, pela 1.ª  vez, no Mercado à Moda Antiga e prometem não deixar ninguém indiferente aos seus trinta chocalhos!

 
 
Encenação de contos tradicionais 
Dia 10 – 21:30 – Antigo Colégio – Rua António Alegria

 
A Biblioteca Municipal Ferreira de Castro apresenta a sua Companhia de Teatro Itinerante “Zás-Trás-Pás” com a encenação dos contos tradicionais “Cabaça Cabacinha” e “Avoa, avoa por cima de toda a folha”.  
 

Grupo Flor-de-Lis 
Dia 10 – 22:00 – Praça José da Costa 
 
O espectáculo dos “Flor-de-Lis” tem como fio condutor a música popular portuguesa e o folclore português. O grupo mostrará em palco, através dos conhecidos dotes vocais de Daniela Varela, a sua música ritmada e intensa, com um forte cariz festivo, que resulta numa viagem pelas músicas do mundo e numa autêntica festa de emoções. Para além do sobejamente conhecido tema com o qual venceram o Festival da canção 2009 – “Todas as Ruas do Amor” – fazem parte do reportório deste espectáculo os singles “Ritmo do Mundo”, que faz alusão às vicissitudes da vida e à capacidade do ser humano de se adaptar aos altos e baixos, e “Adeus”, que parte da inspiração do poema homónimo de Eugénio de Andrade, e no qual os “Flor-de-Lis” misturam as valsas venezuelanas, o tango e um pouco de fado.

Bardoada – O Grupo do Sarrafo  
Dia 11, 15:30 – ao longo do evento 

Bardoada é um grupo de percussionistas que utiliza, na construção do seu imaginário rítmico popular, instrumentos como Bombos, Timbalões e Caixas. A partir daqui, preenche as suas actuações com muito boa disposição e vários momentos de interacção com o público. 
 
GiraSol – Baile tradicional 
Dia 11 – 16:00 – Largo da República 
 
Oriundos de projectos vários do universo Folk, e com grande experiência na troca de música e dança por preciosos sorrisos, os GiraSol brotam das sementes plantadas no passado, recordando passos de todo o mundo. Uma festa quente e sorridente, serão seguramente as pétalas que caiem neste baile, onde a alegria será a palavra de ordem para dançar! Confuso? Curioso? Então não perca este baile… e participe também!

Grupo de Fados de Medicina do Porto 
Dia 11 – 22:00 – Escadaria da Igreja Matriz 
 
O Grupo de Fados de Medicina do Porto apresenta-se com o intuito primordial de divulgar e engrandecer a Canção de Coimbra, dando assim voz ao mais puro o academismo estudantil português. Da Sé do Porto à Casa da Música, das Monumentais Serenatas às Grandes Noites de Fado Académico, o percurso deste Grupo pauta-se por momentos de exaltação incondicional da canção de matriz coimbrã, não só em actuações mas também por registos eternizados em CD.

Teatro de rua 
Dia 12, 15:30 – Rua António Alegria 
 
E se, de repente, o  vendedor da Banha da Cobra e o Rei da Saúde invadissem as ruas de Oliveira de Azeméis? Não perca os quadros alegres e pitorescos, inspirados nas raízes do povo.  
 
Atelier de brinquedos tradicionais 
Dias 11 e 12, 15:00 – 18:00 – Rua Bento Carqueja 
 
Crianças e suas famílias poderão participar, de forma entusiástica, num atelier de construção de brinquedos tradicionais, da responsabilidade do Centro Lúdico de Oliveira de Azeméis. Com esta iniciativa pretende-se recriar junto das crianças os brinquedos de fabrico artesanal, mostrando-lhes os brinquedos de outrora e orientando-os no fabrico dos mesmos, utilizando diversos materiais usados e de fácil acesso.

 
Jogos tradicionais para toda a família

Todos os dias – Rua António Alegria

 
Pais e filhos, avós e netos, vão poder brincar, juntos, a jogos do tempo dos nossos antepassados. Há quanto tempo não lança o pião? Há quanto tempo não joga ao Lencinho, à Vara ou ao Fito? Viaje na máquina do tempo…

O campo na cidade… 
Todos os dias – Rua António Alegria 
 
Não se pretende recriar a feira do gado que há 100 anos existia em Oliveira de Azeméis, mas sim oferecer aos visitantes uma oportunidade diferente de contactar com o mundo rural, permitindo usufruir de um conjunto de actividades de lazer. A visita engloba passeios de pónei.

 
Danças e cantares tradicionais de Oliveira de Azeméis

Todos os dias – Praça José  da Costa 

Duas dezenas de grupos de danças e cantares tradicionais vão mostrar o que de melhor se faz em terras de La-Salette. As modas, os viras, as rusgas, as cantigas de amigo… Entre si, os grupos também irão convidar os visitantes a fazerem a festa!!!

Artesãos ao vivo 
Todos os dias – Rua Bento Carqueja

Reviva ofícios de outrora: o sapateiro, o cesteiro, o colhereiro, o canastreiro, a bordadeira, o oleiro, o ferreiro, a padeira, a doceira… são algumas das profissões que poderão (re)ver. Aprecie, aprenda e apreenda tradições antigas mas que neste evento se tornam bem presentes.  

Visitas – Casa-Museu Regional de Oliveira de Azeméis 
Todos os dias – 15:00 – 18:00 – Rua António Alegria 
 
A não perder: máquinas fotográficas e acessórios da exposição dedicada à “Foto Paúl”, o arquivo de jornais dos séculos XIX e XX, achados arqueológicos, objectos em vidro do “Centro Vidreiro” (sucessora da primeira fábrica de vidro portuguesa), alfaias agrícolas, mobiliário artístico antigo…  
 
 
 
 
 
Visitas – Antigo Colégio de Oliveira e Azeméis 
Todos os dias – 15:00 – 18:00 – Rua António Alegria 
 
As principais imagens e episódios nos períodos anteriores e posteriores à implantação da República Portuguesa estão condensados na exposição «A República para além de Lisboa 1908-1912», da autoria de Alice Samara para o Município de Oliveira de Azeméis, que pode ser vista durante o XV Mercado à Moda Antiga. Através de 10 painéis é mostrado ao público um dos momentos mais importantes da história portuguesa.

Se precisa de Agência de design gráfico pode ver a Livetech

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *