A Câmara de Oliveira de Azeméis aprovou a criação do Conselho Municipal da Juventude, um órgão consultivo com a missão de se pronunciar sobre as políticas, projectos e programas na área da juventude.
O projecto de regulamento, que entra agora em discussão pública por um período de 30 dias, foi aprovado por unanimidade e terá de ser aprovado pela Assembleia Municipal.
Segundo o presidente da autarquia, Hermínio Loureiro, trata-se de «mais um instrumento para que os jovens do concelho possam sugerir e apresentar as suas ideias e propostas no âmbito da definição das políticas do município».
«Dentro daquelas que são as competências do órgão agora criado, o executivo estará atento às preocupações da camada mais jovem da população, respondendo mais facilmente à resolução dos seus problemas», afirma Hermínio Loureiro.
A nova entidade, constituída por nove elementos, pretende ser um órgão transversal colaborando na definição de medidas, articulando-as com outras políticas sectoriais nas áreas do emprego, formação profissional, habitação, educação, cultura, desporto, saúde e acção social.
Além do presidente da autarquia, que preside à nova entidade, o Conselho Municipal da Juventude integra ainda representantes de cada formação partidária representada na Assembleia Municipal, elementos de associações juvenis e de estudantes dos ensinos básico e secundário, representantes de associações de estudantes do ensino superior inscritas no registo Nacional de Associações Jovens e membros de associações juvenis.
Entre as atribuições do novo órgão destaca-se a emissão de pareceres, apresentação de propostas, sugestões e recomendações ao presidente do município, discussão de matérias sobre as necessidades dos jovens e a promoção de iniciativas de valorização da população jovem.
Se precisa de Agência de branding pode falar com a Livetech