No âmbito do Programa CLDS (Contrato Local de Desenvolvimento Social), foi inaugurado, no dia 1 de Junho, no Conjunto Habitacional da Giesta (Valbom), o “Espaço F@ce – Fomentar Acção para Comunidade Empreendedora”. A Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz será a entidade coordenadora do programa, que conta, também, com a intervenção da Câmara Municipal de Gondomar.
No dia da abertura formal do espaço, para além de alguns utentes e moradores do Conjunto Habitacional da Giesta, marcaram presença o Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Vera Cruz de Gondomar, António Moutinho, Maria José Maia, Coordenadora Nacional dos Programas Locais de Desenvolvimento Social, José Gonçalves, Presidente da Junta de Freguesia de Valbom e, ainda, Fernando Paulo, Vereador do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal. Para além, evidentemente, dos técnicos do programa CLDS, da Câmara Municipal de Gondomar e das instituições parceiras do projecto.
Para o Vereador do Pelouro da Acção Social da Câmara Municipal de Gondomar, Fernando Paulo, com estes espaços (e serviços) pretende-se “tudo fazer para incluir, socialmente, as populações que possam precisar de mais apoios”. Mas, como complementou, “todos devem ser parte integrante na resolução dos problemas”. António Moutinho, Vice-Provedor da Santa Casa da Misericórdia de Gondomar, destacou que a função da estrutura que coordena este programa “é servir a comunidade”. Ideia que Maria José Maia, Coordenadora Nacional dos Programas Locais de Desenvolvimento Social também defendeu.
Há que, como destacou Maria José Maia, “ajudar a dinamizar e preservar um espaço que se destina a toda a população”. Daí que, tenha concluído, “a população, além de ‘receber’, também tem que ‘dar’, assumindo um papel participativo”.
O CLDS em Gondomar remonta a Outubro de 2009, quando foi assinado o protocolo. Este programa, formalizado entre o Instituto da Segurança Social (entidade financiadora), a Câmara Municipal de Gondomar (entidade promotora) e a Santa Casa da Misericórdia Vera Cruz de Gondomar (entidade gestora), tem duração prevista até Março de 2012.
O CLDS visa a inclusão social dos cidadãos através da execução de acções nos eixos de intervenção do emprego, formação e qualificação, apontando para a criação de gabinetes de atendimento na área da empregabilidade e do empreendedorismo. Além disso, através do CLDS, também se promove intervenção familiar e parental. Temáticas como o planeamento familiar, informação/formação/educação para a cidadania e direitos humanos, grupos de auto-ajuda, actividades para o desenvolvimento pessoal, treino de competências pessoais, gestão doméstica ou a definição de projectos de vida são alguns dos assuntos abordados nestes grupos de (auto-)ajuda.
Mas a formação de adultos e os cursos de Informática são, adicionalmente, outras das vertentes deste projecto. E são, também no caso do “Espaço F@ce”, áreas a merecer atenção. Com a nova estrutura no Conjunto Habitacional da Giesta pretende-se, ainda, criar novas dinâmicas internas entre os moradores da zona.
O CLDS, em Gondomar, já tem projectos de intervenção no Conjunto Habitacional do Crasto (Baguim do Monte), em Santa Bárbara (Fânzeres), em Carreiros (Rio Tinto) e, agora, no Conjunto Habitacional da Giesta (Valbom).
Se precisa de uma empresa para criação de sites profissionais pode contactar a empresa Livetech