AROUCA
Polifonia renascentista no mosteiro
Cerca de 100 vozes fazem-se ouvir no encontro de coros
O Coro ESSA (Estoril), o Orfeão de Barrô (Águeda) e o Orfeão de Arouca (OA) vão dar voz este sábado ao IV Encontro de Coros Nádia Oliveira, uma homenagem à jovem arouquense, falecida há cerca de três anos.
O encontro – promovido pelo AO – decorre no cinema Globo d’Ouro, às 21:30, com entrada livre.
O OA foi fundado em 1985 pelo professor Ramiro Fernandes.
Interpreta música polifónica de compositores nacionais e estrangeiros e música religiosa, para além de divulgar os «cramóis» recolhidos no Cancioneiro de Arouca.
A instituição – com cerca de 40 coralistas – já organizou 25 encontros de «janeiras» e tem percorrido o País, integrando no currículo centenas de presenças em vários eventos musicais.
OLIVEIRA DE AZEMÉIS
Projecto «Entr’artes» mostra-se na galeria Tomás Costa
Trabalhos de pintura, desenho, escultura e fotografia sobre o centro histórico de Oliveira de Azeméis fazem parte de uma exposição patente na galeria Tomás Costa.
As obras, resultantes dos trabalhos executados durante um dia por duas dezenas de artistas que participaram no projecto «Entr’Artes», podem ser vistas até 18 de Junho.
Na pintura foram 15 os artistas que pintaram o centro histórico de Oliveira de Azeméis. Os restantes desenvolveram a sua criatividade nas áreas do desenho (dois), fotografia (cinco) e escultura (um).
O projecto «Entr’Artes», iniciativa realizada pela primeira vez em 2010, decorreu em Maio e desafiou os artistas a pintar e a registar, ao vivo, monumentos, paisagens e pormenores do centro histórico.
Outro objectivo da iniciativa foi suscitar a curiosidade do público pela arte dando a conhecer as técnicas, as tendências e a visão dos criadores plásticos.
S. JOÃO DA MADEIRA
25 anos do Centro de Arte em exposição
Nos Paços da Cultura de S. João da Madeira está patente uma exposição documental com a história do Centro de Arte da cidade, que está a celebrar o seu 25º aniversário.
A actividade desta instituição teve início em 16 de Maio de 1996, com a Mostra de Arte Contemporânea, que teve a presença do então Presidente da República, Mário Soares.
Para ver, de segunda a sexta-feira, das 10:00 às 20:00, e ao sábado, das 10:00 às 13:00 e das 14:30 às 19:30. Encerra ao domingo.
SANTA MARIA DA FEIRA
Pais e filhos à descoberta de conto infantil na Biblioteca
«A Feiticeira no Parque», de Marlène Jobert, é a proposta da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira para este sábado, no âmbito da iniciativa «Histórias em Movimento».
Com esta actividade – com sessões agendadas para as 11:00 e 15:00 – pretende-se «desenvolver a relação da criança com o espaço, com o corpo e com o outro, partindo da descoberta de um conto infantil».
VALE DE CAMBRA
«Aldeia da Roupa Branca» abre festas do município
O espectáculo de teatro, dança e música «Aldeia da Roupa Branca», pela Compassos – Academia d’Artes, marca este domingo o primeiro dia da programação das festas do município e da mostra de gastronomia de Vale de Cambra.
Com entrada livre, o espectáculo inicia às 21:30.
A programação prossegue até ao dia 13 de Junho. O concerto de Mikael Carreira no dia 11 e as tradicionais marchas de Santo António, a 12, são considerados os pontos altos dos festejos.
Se precisa de empresa de criação de conteúdo pode ver a Livetech