Póvoa de Lanhoso, Sociedade

Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso divulgou resultados preliminares dos Censos

O Presidente da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, Manuel Baptista, assinou os resultados preliminares dos Censos 2011, num momento presenciado por elementos que integraram toda a equipa que participou naquele processo de recenseamento, no concelho.
Referência para o facto de a Póvoa de Lanhoso ter apresentado uma das maiores taxas do país ao nível da submissão dos questionários aos Censos pela internet. Em nove freguesias do concelho, esse valor ficou-se nos 100 por cento e em 16 ficou acima dos 92 por cento. “Vocês fizeram com que a Póvoa de Lanhoso fosse, mais uma vez, uma referência nacional”, destacou, de entre outros aspectos, o Presidente da Câmara Municipal.
Na mesma ocasião, que decorreu esta tarde, na Casa da Botica, o Vereador do Planeamento e Gestão Urbanística, Armando Fernandes, divulgou já alguns dos referidos resultados preliminares daquele processo, o qual considerou ser “um importante instrumento auxiliar de gestão” e que custou aos cofres do Estado, no nosso Concelho, cerca de 55 mil euros. A diminuição do número de pessoas residentes no concelho, situando-se agora nos 21 mil 906 (menos 929 do que em 2001), foi um dos principais resultados apresentados, apontando os casos de algumas freguesias com importantes quebras de população residente (Sobradelo da Goma, Serzedelo, Garfe, Galegos, Esperança, Fontarcada, Travassos e Santo Emilião).
O número das famílias clássicas aumentou consideravelmente (mais 561), referiu, mas o número de famílias sem filhos ou com poucos filhos também. Armando Fernandes apontou ainda o progressivo aumento da migração das freguesias para a Vila sede de concelho. Referiu ainda o envelhecimento da população já que há, em 2011, menos 1304 indivíduos com menos de 18 anos do que o verificado em 2001, o que indicará o envelhecimento da população.
No que se refere aos edifícios, o vereador revelou que há hoje menos gente, mas mais 1215 casas que em 2001 e que aumentou o número de casas vazias no concelho, sendo agora 4 mil 358. O aumento de alojamentos familiares, comparativamente com o Censos 2001, é muito similar ao aumento do número de edifícios. Temos hoje mais 1299 alojamentos familiares.
Presentes nesta sessão estiveram os Vereadores do Executivo de Manuel Baptista, assim como a delegada municipal, Carla Melo, que agradeceu pessoalmente o empenho e dedicação de todos os Coordenadores de Freguesia, Presidentes de Junta e Recenseadores, ali presentes, sem os quais o sucesso de todo este processo não teria sido possível. Esteve ainda a Delegada Regional do INE, Marinha Esteves, que agradeceu toda a colaboração da Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso neste processo e que informou que os dados definitivos só serão divulgados no final deste mês ou no início do próximo.

Precisa de calçado ortopédico verifique na Lola

Artigo AnteriorPróximo Artigo

2 comentários

  1. Pois tiveram… Os recenseadores até proibíram algumas pessoas de realizar os censos pela net… E com as cunhas usadas para dar o cargo a amigos de x e y… Devem ser resultados mt fiáveis…

  2. sou brasileiro e tenho muito orgulho de de tudo que seja brasileiro ou portugues. tive aqui um grande amigo ja falecido, que se orgulhava de ter nascido na freguesia póvoa do lanhoso, e por este motivo passei a ter simpatia por esta localidade que talvez eu nunca venha conhecer mas que amo tanto quanto o meu querido rio de janeiro. UM ABRAÇO, VIDA LONGA E FELIZ PARA TODOS OS LOCAIS

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *